Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura de Cáceres está realizando Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos
Por assessoria
19/08/2019 - 15:29

Foto: assessoria

A Prefeitura Municipal de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Saúde/COVISA, está realizando Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos, com idades a partir de 03 meses. Todos os animais devem ser vacinados, exceto fêmea em período de gestação.

         As vacinas serão aplicadas nos animais da zona rural , distritos, e nos bairros mais distante do centro, onde se teve baixa cobertura vacinal no ano anterior e também para bloqueio de foco, na ocorrência de casos de raiva animal.

     Os agentes da COVISA,  estão com equipes, indo até as fazendas, chácaras e sítios para esse trabalho que visa manter os pequenos animais livres da raiva canina. Já foram realizadas vacinações nos Assentamentos Corixinha, Jatobá 02 (duas) ; Bom sucesso; Sapigua Rancho da Saudade; Região Cor Ouro; Gleba Peraputanga, Laranjeira; Horizonte do Oeste, Ipe Roxo; Distrito Industrial; Recanto das Aguas e no dia 29.09 estará na Vila Aparecida.

          A raiva é uma doença grave causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central dos mamíferos. É uma zoonose fatal em quase 100% dos casos, e a vacina é a única forma de prevenir a doença, portanto realizamos esse trabalho de prevenção pensando também na população humana, que pode ter problemas com a doença. Por isso é fundamental que os donos de animais colaborem e compareçam aos pontos de vacinação e nos ajudem a cumprirmos a meta, impedindo a circulação do vírus, eliminando a raiva humana e controlando a raiva animal.

           Este ano, conforme Nota Técnica nº 001/2019-GCVZ/COVAM/SVS/SES-MT, cujo objetivo e orientar os procedimentos para a a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal visando imunizar a população de cães e gatos estimada, interrompendo o ciclo de transmissão da raiva urbana no âmbito do Estado de Mato Grosso e através do E-mail Circular nº 003/2019 de 29.07.19 a execução da Campanha Estadual de vacinação sera desenvolvida em duas etapas, sendo a 1ª Etapa Agosto/2019 e a 2ª Etapa prevista para o 1º trimestre de 2020. A ação faz parte da campanha nacional de vacinação antirrábica que temos por meta aplicar 20.095 mil doses, que combatem o vírus da raiva animal em todo o município, sendo 16.746 cães e 3.349 gatos.

 

            Na oportunidade informamos que é terminantemente proibido entregar vacinas aos proprietários dos cães e/ou gatos, delegando aos mesmos a responsabilidade da vacinação de seus animais.

 

 

Carregando comentarios...

Economia

Lacbom renova suas embalagens

19/08/2019 - 13:13