Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Enquete realizada pela Prefeitura mostra que Valdeníria lidera para sucessão
Por Sinézio Alcântara
02/09/2019 - 14:34

Foto: reprodução

DESTAQUE

Enquete avalia nomes para sucessão municipal; atuação da Câmara, da prefeitura de Dr. Leonardo e Mauro Mendes

 

 

 

Uma enquete realizada pela administração municipal, para avaliação interna da perspectiva política, às vésperas das eleições municipais de 2020, aponta a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira e a vice-prefeita Eliene Liberato Dias, ambas do PSDB, com maior índice de aceitação popular para uma eventual disputa á sucessão municipal. A sondagem, no entanto, não tem valor científico, não foi registrada em cartório, conforme estabelece a Legislação Eleitoral. Foram entrevistadas 556 pessoas de 35 bairros.

O trabalho avaliou também o desempenho da gestão do prefeito Francis Maris (PSDB), do governador Mauro Mendes (DEM), do deputado doutor Leonardo (SD) e da Câmara Municipal.

Candidata a deputada estadual, com maior número de votos, em Cáceres, em 2018, com 9.441 votos, dos quais 7.909 no município, a vereadora Valdeníria se destaca na enquete com a preferência de 16,55% dos 556 consultados. Na sondagem, a vice-prefeita Eliene aparece como a preferida de 12,59% dos entrevistados. Completam os cinco mais aceitos pela população, conforme a enquete, em terceiro lugar o ex-prefeito Túlio Fontes (PV) com 8,63% e em quarto o professor Adriano Silva (DEM) com 5,94%.

Em quinto lugar, um empate entre os vereadores Claudio Henrique (PSDB) e Cesare Pastorello (SD) ambos com 3,42%.

Também pontuaram na enquete o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Júnior Cesar Trindade, com 2,88%; a secretária de Ação Social, Eliane Batista, com 1,98%, Dr. Odenilson com 1,80%, o ex-vereador Marcinho Lacerda com 1,26%, o ex-secretário de Obras, Valdeci Rodrigues com 1,8%, Cotia com 0,90%, Enésio Mariano com 0,36% e o médico Vicente Palmiro e o ex-secretário de Estado, irmão do deputado Dr. Leonardo, Corgésio Albuquerque com 0,18%.

A maioria absoluta dos entrevistados: 38,83% afirmou que não vota em nenhum dos nomes citados.

A gestão do prefeito Francis Maris Cruz, de acordo com a enquete, tem uma boa aceitação da população. Dos 556 entrevistados 57,9% avaliaram como boa, 28,2% como ruim e 13,8% como ótima. Já a performance do deputado federal doutor Leonardo não é a mesma quando foi deputado estadual. Conforme a enquete 51,1% dos entrevistados afirmou que a atuação do deputado é ruim; 45,3% avaliam como boa e 3,6% como ótima.

Também não agrada a atuação dos atuais vereadores. Na enquete 49,5% dos entrevistados avaliou como ruim o trabalho da Câmara; 42,3% disseram que o desempenho dos vereadores é bom e 8,3% classifica como ótimo.  Os entrevistados também reprovam a atuação do governador Mauro Mendes. 58,8 classificam a gestão como ruim; 39,9% como boa e 1,3% acham a administração do governador ótima.

Valdeníria diz que projeto político não é prefeitura

Embora esteja com a maior aceitação popular, de acordo com a enquete, a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira, descarta quaisquer possibilidades de entrar na disputada à sucessão municipal. “O futuro à Deus pertence. Se eu estiver bem com a população daqui a um ano ou dois, o meu projeto político será sair candidata a deputada estadual. Candidatura a prefeita está fora de minha cogitação. No máximo a vice” afirmou.

Eliene diz que é cedo para se falar em candidatura

Apontada como um dos nomes mais cotado para uma eventual pré-candidatura a prefeita, a vice-prefeita Eliene Liberato Dias diz que é cedo para falar em candidatura. “O meu foco é trabalhar cada vez mais para melhorar a educação no município. Temos várias ações em andamento. Creio que é cedo para falar em candidatura” disse acrescentando que “mas se a população entender que devo ser a pré-candidata, não vou me furtar. Sou soldado do partido”.

Rubens Macedo afirma que Câmara tem trabalhado muito

Presidente da Câmara, o vereador Rubens Macedo (PTB) diz que, embora a enquete apresente números desfavoráveis, a Câmara de Cáceres tem trabalhado muito em defesa dos interesses da população. Destaca que, os vereadores reúnem-se constantemente para debater temas benéficos para o município. Afirma que, além de indicações e projetos de leis, são realizados mensalmente, cerca de 8 audiências públicas de assuntos diversos de interesses da cidade. E, que está realizando sessões itinerantes nos bairros, onde os vereadores atendem inúmeras reivindicações dos moradores. Lembra que, graças a política de contenção de gastos do legislativo já devolveu, neste ano, para o município, R$ 400 mil que foram destinados à vários ações em beneficio da população.

Doutor Leonardo diz que trabalha para honrar os votos da população

Através da assessoria o deputado doutor Leonardo agradeceu pelos votos da enquete e reforçou que continua trabalhando incansavelmente para honrar os votos da população de Cáceres, levando recursos para políticas públicas e apresentando projetos no Congresso Nacional para melhorar a vida da população.

Francis diz que enquete retrata realidade atual

O prefeito Francis Maris diz que, politicamente, a enquete retrata a situação do momento, e que, daqui há um ou dois anos, poderá alterar. “Acredito que essa é a tendência de hoje. Não podemos afirmar que daqui a um ou dois anos não aja alguma mudança” disse explicando que, embora, a pesquisa retrate a opinião da população, ela não tem valor jurídico e tampouco científico. Pois, não foi registrada em cartório como determina a legislação eleitoral.

Carregando comentarios...

Cidades

IBGE: Cáceres tem 94.376 habitantes

29/08/2019 - 10:33