Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Dia do Administrador: Bruno Rezende, da Pro-Saúde, fala sobre a data
Por assessoria
09/09/2019 - 18:18

Foto: assessoria

Em entrevista com Bruno Rezende, diretor Hospitalar, conheça um pouco sobre a importância desta função no Hospital São Luiz, de Cáceres

 

O Hospital São Luiz (HSL), fundado em 1938, está presente no município de Cáceres (MT) há mais de 80 anos e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde dezembro de 2018. A história do hospital se cruza com as dos moradores, pois é o local onde nasceu a maioria da população atual e das últimas gerações, e por esse motivo desperta um forte sentimento de orgulho e pertencimento aos cacerenses, além de ser referência de atendimento para 22 municípios vizinhos, mais duas cidades da Bolívia.

 

Hoje, 9 de setembro, é Dia do Administrador, e quem conduz essa instituição tão importante para Cáceres e toda região Oeste do estado, é o administrador Bruno Rezende.

Natural de Lavras-MG, formado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pós-graduado em Administração Hospitalar pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Bruno é diretor Hospitalar na Pró-Saúde desde 2011 e assumiu a direção do HSL em Cáceres, desde o início da gestão da Pró-Saúde em dezembro de 2018.

 

Em seu desafio, Bruno tem nos princípios da Pró-Saúde seu norte, manter o foco na qualidade da assistência ao paciente e manter a honestidade e a transparência em todas as relações.  Em oito meses de gestão da Pró-Saúde no Hospital São Luiz, já é possível falar em melhorias. “Reestruturamos a maternidade para proporcionar melhor ambiência e conforto às puérperas, ampliamos nossa gestão da assistência com a implantação de protocolos e ferramentas da qualidade na gestão, melhoria da assistência na UTI Adulto, com uma redução de mais de 40% na taxa de mortalidade e aumento no giro de leitos”, afirma.

 

Entre as melhores práticas do Hospital São Luiz, ele destaca o incentivo ao aleitamento materno que garantiu a manutenção do selo Amigo da Criança, habilitação concedida pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) aos hospitais que realizam o cumprimento dos 10 passos para o sucesso da amamentação, instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS),  a promoção contínua de rodas de conversa com gestantes e seus  familiares, e a importante integração do HSL com a rede básica, nos projetos voltados ao pré-parto e parto.

 

Segundo Bruno Rezende, há bons projetos para Cáceres, em andamento. “Estamos em negociação com as especialidades de urologia, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, cardiologia e ortopedia para abrir um ambulatório de especialidades médicas e suprir a carência de atendimento na região, sentida especialmente pelos clientes de convênios médicos e particulares. Temos também o projeto da clínica vascular que irá oferecer a escleroterapia, tratamento de varizes por espuma, minimamente invasivo, serviço que também será ofertado ao SUS.

 

Perguntamos ao Bruno, no Dia do Administrador, o que ele considera importante destacar para obter sucesso no atendimento e ele nos respondeu, “O administrador hospitalar é uma figura que rege toda uma estrutura. O hospital é uma instituição muito complexa, há várias empresas dentro de uma só, todas com suas complexidades, mas em comum o foco no paciente, nossa prioridade”, explicou.

 

A importância da equipe também é destacada por ele. “O hospital é feito de pessoas. Para tudo isso que estamos conquistando e para tudo que pensamos em implementar, todos têm o seu papel e a sua importância. O grande objetivo de todos que fazem parte da equipe é o tratamento do paciente, da melhor maneira, com as melhores condições. Somente unidos teremos êxito para que o paciente saia daqui bem tratado, curado, e com melhores condições de saúde. Harmonizar tudo isso é um grande desafio, mas muito gratificante”, disse.

 

Sobre a Pró-Saúde

 

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

 

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

 

Carregando comentarios...