Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Estudante do IFMT Campus Cáceres lança primeiro livro de poesias
Por Edna Pedro/assessoria
01/11/2019 - 11:16

Foto: assessoria

O jovem poeta e escritor, Joaquim Modesto dos Passos, 15 anos, descobriu o gosto pela literatura brasileira no projeto Clube do Livro do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo. Estudante do 2º ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, Joaquim lançará na próxima quinta-feira (07.11) a sua primeira obra, o livro de poesias Ciclos de um amor que não durou”.

O autor conta em sua linguagem poética como se descobriu leitor e escritor.

Nos já passados anos de vida não era um leitor vorás, se sou poeta, sou porque ouvia a poesia na música, as belas composições rimadas harmônicas eram meu único contato com a poesia, o resto eram pedra e caminhos. Faz apenas dois anos que comecei a ler e lia pouco. Porém, foi no Clube do Livro que li Quincas Berro D'Água, primeiro livro de Jorge Amado (hoje, meu autor preferido) que tive contato. De lá pra cá dedico-me apenas a livros de literatura brasileira”, versa Passos.

Residente de Jauru, filho de mãe professora e pai agrônomo, Joaquim fez o ensino fundamental na escola estadual Dep. João Evaristo Curvo. Em 2018, passou no seletivo para ingresso no IFMT Cáceres e se tornou estudante residente do campusEle cursa o 2º ano e se prepara o vestibular em Física.

O lançamento da obra, a partir das 12h30, no auditório do IFMT Campus Cáceres, marcará a programação especial de fechamento das atividades do Clube do Livro para 2019. Além da apresentação da obra e sessão de autógrafos, a atividade contará com varal e declamação de poesias de autoria de Joaquim e de outros poetas e poetisas estudantes do campus e apresentação de dança.

A obra publicada pelo Clube de Autores na versão e-book e impressa pode ser adquirida por meio do site https://clubedeautores.com.br/

Clube do Livro

O Projeto Clube do Livro do IFMT Cáceres é uma iniciativa de docentes da área de linguagens do campus. Na interface entre o ensino e a extensão, o projeto transforma o saguão do prédio central do campus, todas as quintas-feiras, em espaço de leitura e reflexão com a disponibilização de obras de diversos tipos, gêneros e estilos. Entre as atividades, realiza rodas de conversas com estímulo à leitura e a produção de estudantes, incluindo a difusão de textos autorais.

No âmbito da produção científica e pedagógicao projeto foi apresentado, em formato de Relato de Experiência, na XV Jornada de Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, realizado no último mês de outubro, em Cáceres. Na ocasião, as professoras Denise Dalmas Rodrigues, Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi e Maribel Chagas de Ávila socializaram as ações, metodologias adotadas e objetivos do Clube do Livro.

O relato contou com a participação da estudante, Karen Priscila Barbosa da Rocha sobre o estímulo do Clube do Livro no despertar para leitura e do processo comunicativo gerado entre as turmas nas conversas sobre as impressões, sentimentos avaliação de cada livro. A apresentação foi realizada também pelo autor e estudante Joaquim que declamou poesia e falou sobre a contribuição do projeto no seu processo de imersão na literatura brasileira para a produção e publicação da sua primeira obra.

 


 

Carregando comentarios...

Educação

Fapan oferece Aulão Pré-ENEM

01/11/2019 - 09:52
Educação

Multivix EAD chega à Cáceres

01/11/2019 - 07:46