Começa nesta segunda-feira (24 de novembro) a Semana Nacional de Conciliação em todo país. O Poder Judiciário de Mato Grosso mais uma vez adere em peso ao evento, que será realizado nas 79 comarcas do Estado. A abertura acontece no dia 24, às 9 horas, no Fórum de Cuiabá. Mais de 2 mil audiências foram agendadas. A Semana de Conciliação vai até o dia 28 de novembro (próxima sexta-feira)
Os processos incluídos na pauta foram selecionados a partir da análise dos magistrados, que listaram casos com possibilidade de conciliação, e dos registros de interesse feitos pelas partes envolvidas no site do Tribunal de Justiça.
A Semana Nacional de Conciliação, assim como mutirões e outras ações realizadas durante todo o ano, proporciona melhoras significativas ao Judiciário brasileiro, pois permite a divulgação dos métodos autocompositivos de solucionar conflitos, como a conciliação e a mediação.
A desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, destaca que a Semana Nacional começou há 10 anos e se tornou um prática corrente, com resultados altamente positivos, nos Tribunais de Justiça dos estados.
Apenas na Central de Mediação e Conciliação de Cuiabá, 630 audiências do Seguro Dpvat já estão marcadas, sendo que no último dia (28 de novembro) no período da manhã, acontece o Mutirão das Seguradoras Privadas. Ao todo, 10 bancas (Mutirão Dpvat) farão o atendimento, com o apoio de quatro peritos. (TJ)