Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Com palestra e apresentação de projetos, Unemat lança Revista Se Liga
Por Miguel Rodrigues Netto
29/11/2014 - 09:39

Foto: divulgação

A noite desta quarta-feira (26/11) reservou um excelente evento, não só para a comunidade acadêmica da UNEMAT, mas para toda a população de Alto Araguaia. O lançamento da Revista Se Liga, projeto de extensão universitária, ocorreu em grande estilo.

No início a Diretora Político-Pedagógica e Financeira do Campus de Alto Araguaia, professora Cássia Regina Tomanin saudou o público que compareceu em bom número ao anfiteatro do campus e disse ao professor Ismar que seria uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Educomunicação, oportunidade em que desejou ao professor boas vindas a Alto Araguaia.

A professora Antônia Alves coordenadora do projeto de extensão da Revista Se Liga também saudou o professor Ismar, evidenciando que o docente não mede esforços para conhecer in loco diversos projetos de Educomunicação Brasil afora e que prontamente atendeu ao pedido de vir a Alto Araguaia para conhecer os projetos educomunicativos do campus. Antônia ressaltou que o projeto teve a participação de todos, não apenas dos gestores, mas de professores, acadêmicos, funcionários, estudantes das escolas parceiras, enfim, “todos ajudaram em algum momento do projeto”, ressaltou.

 

Projetos de Extensão são apresentados

Outros projetos de extensão do campus foram apresentados a comunidade. O Centro de Acesso a Tecnologia e Inclusão Social – CATIS, foi devidamente detalhado pela professora Rosana Alves explicando que o acesso a tecnologia se dá de forma coletiva e participativa e todos são corresponsáveis pelo êxito da proposta. Ressaltou ainda que atividades como a oficina de blogs, ajudou a incluir muitas pessoas neste cenário das tecnologias da informação e comunicação onde muitas pessoas apresentam dificuldades, inclusive de manuseio técnico das ferramentas.  

O acadêmico Felipe Garrido apresentou o projeto de extensão Focagem, projeto que é coordenado pela professora Marli Barbosa e que consiste em uma agência de jornalismo onde os acadêmicos do curso realizam atividades práticas por meio do blog, postando notícias de interesse da comunidade acadêmica e também em parceria com estudantes das escolas públicas de Alto Araguaia. Felipe destacou que os alunos da rede pública não são apenas meros receptores de informação “eles participam ativamente, propõe pautas e a partir deste processo estão se habilitando também a produzir conteúdo que seja de interesse de toda cidade”, frisou.

O projeto de extensão Revista Se Liga foi apresentado pelo professor Gibran Lachowski, o docente relatou que conheceu o conceito de Educomunicação atuando nos movimentos sociais, onde existia um senso de troca de saberes horizontal, numa relação dialógica e democrática, onde não havia um maior e um menor e que atualmente atuando na equipe da Revista Se Liga que chegou a sua III edição, pode perceber o mesmo conceito educomunicativo com a participação efetiva dos jovens desde as primeiras oficinas, no processo de definição de pautas, apuração das informações e finalização do produto.

 

Palestrante expõe conceitos e aponta desafios para Educomunicação

Todos já estavam na expectativa da palestra Educomunicação a serviço do Jornalismo Participativo e o professor da Universidade de São Paulo (USP) Ismar de Oliveira Soares brindou a todos com uma abordagem acessível e esclarecedora. Ismar que é Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) começou apresentando os conceitos e interações entre o jornalismo e a Educomunicação. Explicou que enquanto o jornalismo se baseia na produção de informação por meio de suas técnicas produtivas e que atende ao legado da Indústria Cultural por meio de uma lógica funcionalista, a Educomunicação entende o processo como preponderante em relação ao produto e está ancorada num Ecossistema comunicativo democrático, plural de relações horizontais e que emerge de uma Cultura Midiática.

O professor apresentou diversos exemplos de ações educomunicativas tanto em nível de Brasil, como em âmbito internacional, explicou que de 1999 até o momento mais de 120 dissertações e teses foram produzidas com a temática da Educomunicação e que isto aponta para um crescimento no contingente de pesquisadores dispostos a lançar olhar sobre o tema. Ismar destacou durante toda sua exposição o papel das crianças e jovens no processo educomunicativo, pois são os atores da sociedade da informação, dominam as novas tecnologias e querem construir um novo modelo comunicacional em que não sejam meros expectadores e sim produtores de conteúdo midiático.

Ismar apontou como característica da Educomunicação a possibilidade de sair da esfera de comunicação alternativa e se tornar uma nova hegemonia. Ao responder uma pergunta da plateia aproveitou para esclarecer que a Comunicação Comunitária tem sim relação com a Educomunicação, mas que existem algumas diferenças principalmente no que diz respeito a proposta de ação. O professor finalizou apontando como desafio para a educação brasileira entender que a Educomunicação não é apenas uma ferramenta que se subordina ao processo didático. “Quando os educadores entenderem que a Educomunicação é muito mais que uma ferramenta, que ela é a consolidação deste novo momento, desta sociedade participativa e democráticas, os avançou na educação serão muito mais relevantes”, explicou.

 

Revista é lançada e colaboradores são homenageados

Após a palestra todos os participantes acompanharam o lançamento da revista. Professores, técnicos, acadêmicos, profissionais, estudantes das escolas públicas, enfim, um projeto feito com muitas mãos e mentes e que soube valorizar cada contribuição. Para finalizar só mesmo com um coffe-break caprichado que já estava aguardando os participantes do lado externo do anfiteatro.

Que venha a IV edição da revista e com ela mais participação e protagonismo da comunidade.

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