Com o objetivo de desenvolver a consciência e orientar os colaboradores da Rede Juba de Supermercados, sobre a importância e a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e garantir sua integridade física e sua produtividade laboral, o Grupo Juba realizou na última semana, de 23 a 28 de fevereiro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT.
O evento aconteceu em todas as seis lojas Juba e no Atacado Pantanal e permitiu a todos os colaboradores conhecer e solicitar as necessidades necessárias afim de tornar o ambiente de trabalho mais seguro.
Palestras e dinâmicas de diferentes temas voltados a segurança e lesões por esforço repetitivos foram abordados. Até a segurança no trânsito, que pode vitimar qualquer pessoa, foi trabalhada. Para Aguinaldo do Carmo, do Setor de Gestão de Pessoas do Grupo Juba, a ação é uma aliada muito importante do trabalhador, pois ela oferece na sua pedagogia, a conscientização sobre conduta correta na realização do trabalho de cada um e a utilização dos equipamentos de segurança, necessários para um serviço sem acidentes.
Ele salienta ainda que mesmo com toda precaução e treinamento não deve subestimar o perigo, e quanto mais preparados e capacitados forem os colaboradores, os riscos serão menores. “ O Grupo Juba se preocupa com todos os setores que compõem esta grande empresa, a começar da segurança de seus colaboradores. Com a vida não se brinca”, enfatiza Aguinaldo.
Outra preocupação é com relação às doenças causadas por esforços repetitivos, e, como precaução, sessões de exercícios e ginástica laboral foram introduzidas na Rede Juba de Supermercado, onde uma profissional de Educação Física foi contratada para este fim.
Brigadistas treinados, em todas as lojas, também são uma realidade e estão de prontidão para agir em qualquer eventualidade.
Os colaboradores foram unânimes em reconhecer a importância e aprovar a iniciativa da SIPAT. O Fiscal de prevenção e perdas, Maurício Garcia, que trabalha no Atacado pantanal, reconhece que o evento contribui nas normas de segurança e prevenção de acidentes. “É conscientização na segurança do trabalho”, avalia.
Já a colaboradora do Juba Supermercados, Girlaine da Cruz Matos, foi enfática ao afirmar, que o evento é de grande valia, pois a qualquer hora todos podem precisar da prática. “Temos o mau hábito de achar que as coisas nunca vão acontecer com agente, por isso a qualificação é imprescindível”, observa .
Para o diretor administrativo Mirko Ribeiro, o evento não se vale apenas da normatização e da legalidade em segurança no trabalho. Ele procura investir em qualquer recurso que venha ajudar a preservar a integridade física dos funcionários, além de promover a conscientização sobre a importância do uso correto dos equipamentos de segurança e da prática da ginástica laboral. “Com todo esse investimento caminhamos para nossa meta que é o índice zero de acidentes de trabalho e patologias do esforço repetitivo”, finaliza Mirko.