A Polícia Federal de Cáceres, em operação conjunta com o GEFRON, dando continuidade às ações policiais que estavam em curso de investigação de tráfico internacional operado na fronteira Brasil/Bolívia, notadamente com o intuito de identificar e reprimir os possíveis traficantes que abasteciam o laboratório estourado pelas mesmas instituições na semana passada, na qual resultou na apreensão de grande quantidade de armas e munições utilizadas para dar suporte de fogo aos criminosos, realizou nova operação na mesma região (Parque Estadual da Serra de Santa Bárbara localizado no interior do município de Pontes e Lacerda/MT).
A nova ação policial desencadeada pelas duas forças policiais, em cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão expedido pela Justiça Federal de Cáceres, deram inicio às buscas no dia 05/03 e adentraram à madrugada na tentativa de localizar grande carga de droga que, segundo informações levantadas, havia sido despejada para ser processada no laboratório que anteriomente havia sido estourado, sendo que no dia seguinte, após árduas diligências, lograram encontrá-la enterrada na área da fazenda..
No local foi encontrado 250 tablets de pasta base de cocaína, totalizando um peso de 257kg. Em um análise preliminar, constatou-se que o entorpecente apreendido possui selo próprio, o que garante a alta qualidade, ideal para ser usado em laboratório onde a droga é “batizada” aumentando, consequentemente, o seu volume e os lucros da Organização Criminosa.
A referida droga foi localizada próximo ao local em que estava instalado a laboratório clandestino, e pelas caracteristicas indica um grau de pureza superior a que habitualmente é apreendida na região, dando indicativos de que o grupo criminoso que operava no local estava alcançando sofisticado grau de organização e poder de fogo.
Também foi cumprido mandado de busca na cidade de Pontes e Lacerda onde foi localizado grandes peças de tratores com esconderijo para o transporte de droga, denotando que o grupo crimonoso estava se utilizando de tais equipamentos para transportar entorpecente pela região sem deixar suspeitas.
Mais duas pessoas foram presas em flagrante e as investigações seguem para identificar os demais integrantes da Organização Criminosa.
A Operação Policial contou com o apoio do Canil do GEFRON que auxiliou na localização da droga tendo em vista que a suspeita era de que os traficantes haviam escondido longe da fazenda para afastar a possibilidade de êxito de eventual ação policial intentada no local.
As ações policiais se deram no bojo da Operação Sentinela/MT, o qual tem como premissa a integração das forças policias atuantes na faixa de fronteira na luta contra os delitos transfronteiriços, numa tentativa se somar o potencial de trabalho de todas as instituições policiais atuantes na região de fronteira.
Segue abaixo a relação das apreensões: