O secretário de Obras e Serviços Urbanos de Cáceres, Valter Zacarkin, informou na manhã de hoje (11), que uma equipe começa na próxima segunda-feira(16), a fazer uma limpeza geral no Cemitério São João Batista, localizado na área central da cidade. “Estamos comprando bombas costais e veneno para acabar com o mato, isso atrasou o trabalho”-disse ele, ao ser lembrado pela reportagem do Diário de Cáceres que, segundo ele mesmo havia informado, a limpeza começaria após o Carnaval.
No cemitério, uma equipe da Vigilância Sanitária do município encontrou, no mês passado, 60 criadouros do mosquito Aedes agegypti, que transmite a dengue. A VISA está notificando não só proprietários de imóveis particulares, mas também instituições públicas onde há lixo e sujeira da dengue. A SOSU foi notifica anteriormente e limpou o pátio da secretaria, onde havia pneus e outros materiais. Sob a responsabilidade da secretaria, está ainda a limpeza de vários outros prédios, como o antigo Clube Humaitá, a antiga Câmara Municipal, a antiga Secretaria de Agricultura, entre outros. “A demanda é muito grande”-justificou o secretário.
No cemitério, segundo o próprio Zacarkin informou, além dos criadouros, há muita sujeira, o que fez com que surgissem bichos peçonhentos, como escorpiões. Ele garantiu que no dia 16 a limpeza começa.