ASATEC quer prazo para que nova lei da pesca entre em vigor
Por Diário de Cáceres
30/07/2012 - 12:02
A Associação Ambientalista, Turística e Empresarial de Cáceres -ASATEC, está encaminhando um documento do Governo do Estado, onde solicita um calendário para a implantação da lei que institui a cota zero para o transporte de peixe para pescadores amadores. A lei foi aprovada pela Assembléia Legislativa e deve agora ser sancionada pelo governador Silval Barbosa.
Conforme o presidente da entidade, Cleres Tubino, o setor de turismo de pesca tem muitos pacotes vendidos com antecedência, e a entrada em vigor da nova lei irá gerar um grande prejuízo ao setor, se acontecer de forma imediata.
"O que estamos pedindo é o mínimo-disse ele- ou seja, apenas um período de adaptação da própria lei. O certo é o respeito à próxima temporada, para então passar a vigorar, pois o setor vende pacotes com antecedência. Além do mais, não temos ainda o conhecimento do teor completo da lei. O que pedimos é cautela.Sabemos que o peixe é um recurso natural renovável. Mas o novo estilo de pesca esportiva exige investimentos e muita divulgação, a transformação não ocorre de uma hora para outra. Há o risco de transformar o cidadão comum em criminoso, sem que ele tenha conhecimento das novas regras. A medida atinge todos, não somente os setores comerciais".