Criado para dar mais comodidade e diminuir o tempo de espera do cidadão para atendimento no Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, o sistema de Certidão de Trânsito online da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) já emitiu, nos dois primeiros meses deste ano, 815 certidões.
A procura pelo serviço tem aumentado ao longo dos anos. Lançado em dezembro de 2012, o sistema gerou 353 documentos. Em 2013, o sistema emitiu 4.665 certidões de trânsito. Esse número aumentou em 2014, quando foram gerados 5.323 documentos, totalizando 11.156 certidões emitidas desde que o sistema começou a funcionar.
Pode utilizar o sistema o cidadão que teve o veículo envolvido em acidente de trânsito com danos patrimoniais e sem vítimas. A ferramenta está disponível no site da Polícia Militar (www.pm.mt.gov.br) e da Sesp (www.sesp.mt.gov.br).
A comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel PM Grasielle Bugalho disse que, para utilizar o sistema, a vítima deve ir até o Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário, das 8h às 18h. “Após o registro a vítima receberá uma mensagem SMS e um email informando o link, o protocolo e um código de segurança que permitirão a impressão do documento através dos sites da PM e da Sesp”, explicou.
O bancário Demitrio Gonçalo Kuida recebeu as informações dois dias após ter feito a Certidão de Trânsito na unidade. “É um serviço rápido e que facilita a vida do cidadão”, disse.
As empresas de seguro também podem utilizar o programa online para verificar a autenticidade da certidão impressa pelo usuário clicando em “Autenticar”. A comandante ressalta ainda que o serviço, além de reduzir o tempo de espera do cidadão no Batalhão de Trânsito, agiliza a prestação de serviço do policial à população.