Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Alunos do Proeja - IFMT Cáceres desenvolvem atividades de Agroindústria na comunidade Limão
Por Edna Pedro/assessoria
26/03/2015 - 16:42

Foto: assessoria
Alunos do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio na modalidade Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) do IFMT Cáceres realizam estudos com orientação multidisciplinar sobre como alinhar a produção agroindustrial à situação de produção em pequenas comunidades. O trabalho teve início no final da semana passada durante aula campo na comunidade ribeirinha Limão, localizada às margens do Rio Jauru como integração de atividades práticas e teóricas das disciplinas de Tecnologia e Processamento do Leite, Tecnologia e Processamento da Carne, Língua Portuguesa, Matemática, Física, História e Biologia. 
 
A equipe orientada pelos professores Admilson Costa, Inêz Deliberaes, Newton Rodrigues, Douglas Rondon, Luciano Paulo e Edson Gonçalves e pela coordenadora do Proeja Suely Nobre foi recebida na comunidade pelo Senhor Natalino e Dona Iracema, pais do aluno do curso João Carlos. 
 
Durante dois dias, os alunos realizaram práticas de manipulação e processamento de alimentos com a produção de doces, queijos, temperos de carnes e outros elementos da culinária regional, associando o desenvolvimento de conteúdos da área técnica com o conteúdo de probabilidade e porcentagem para o cálculo de ingredientes, em Matemática, e termodinâmica em Física. 
 
No contato com os moradores da comunidade os alunos registraram também a observação sobre a linguagem dos ribeirinhos e sobre outros aspectos históricos e culturais como origem e colonização do povoado, elementos trabalhados nas disciplinas de Linguagem e História. 
 
“As ações pedagógicas terão continuidade nas produções acadêmicas solicitadas pelos docentes, como o registro do histórico do povoado, de produções de textos narrativos sobre linguagem local, as relações de produção observadas e os resultados alcançados no desenvolvimento das práticas profissionais na comunidade”, afirma o professor Admilson Costa.
 
Segundo a coordenadora do Proeja, Suely Nobre, a atividade tem como destaque entre os objetivos já alcançados a possibilidade dos alunos vivenciarem na comunidade a utilização dos conhecimentos adquiridos na formação técnica em agroindústria, de modo multidisciplinar, na produção de alimentos em pequena escala, o que amplia o universo de atuação do jovem e adulto formado pela instituição. 
 
“A nossa formação precisa ser para o mundo do trabalho e tem esse caráter social, de estar conectado com realidade e cultura regional, com compromisso firmado com a sustentabilidade socioambiental”, destaca a coordenadora.

 

Carregando comentarios...

Educação

Fapan: alunos tem aula prática em empresa

26/03/2015 - 16:28
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine de Cáceres nesta quinta,26

26/03/2015 - 10:19
Anúncios e Comunicados

Fazenda Jacobina - Comunicado‏

24/03/2015 - 23:14
Utilidade Pública

Projeto Prefeitura em Ação começa no sábado,28

24/03/2015 - 23:01