Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Professores da Unemat entram em greve e 15 mil ficam sem aulas
Por MidiaNews
26/05/2015 - 08:09

Foto: MidiaNews

Os professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) deflagraram greve nesta segunda-feira (25). Todos os 13 campi da instituição paralisaram suas atividades e pelo menos 15 mil estudantes estão sem aula.

A principal pauta de reivindicação dos servidores da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat) é a recomposição integral da inflação.

O reajuste salarial exigido é correspondente a 6,22%, equivalente à reposição inflacionária salarial (Revisão Geral Anual) de 2014.

Nesta segunda-feira (25), o Governo do Estado propôs que o reajuste de 6,22% fosse dividido em duas vezes: metade do valor seria incluída no salário dos servidores a partir de maio e a outra parte em novembro. 

 

 

 

 

Na terça-feira (26) haverá uma reunião dos servidores para discutir sobre a nova proposta de reajuste. Porém, de acordo com o presidente da Adunemat, Leonir Boff, a classe já havia demonstrado desinteresse em um acordo parcelado.

“Na última reunião antes da greve, os servidores não queriam parcelar o pagamento do reajuste. Por isso, há possibilidades de a greve continuar”, disse.

Até o fim desta segunda-feira (25), conforme Boff, a paralisação segue por tempo indeterminado.

Outras reivindicações

Apesar de o foco central da paralisação ser o reajuste referente à inflação, os servidores da Unemat possuem outras pautas

 A perda da capacidade salarial, para a qual foi solicitado reajuste anual de 11% nos próximos quatro anos, é ponto de destaque entre as reclamações da classe.

Também estão entre as reivindicações dos servidores da Unemat a autonomia da universidade, a licença sabática, questões referentes a procedimentos administrativos e o reposicionamento de carreira.

Campi paralisados

Todos os campi da Unemat estão em greve. Mais de mil servidores paralisaram suas atividades.

 A instituição possui campus nos municípios Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Colíder, Diamantino, Juara, Luciara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.

A última greve da Unemat foi deflagrada em 2001. Desde então, foram realizadas pequenas suspensões nos serviços da instituição.

No ano passado houve uma paralisação de cinco dias.

Outro lado

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Unemat relatou ter sido notificada pela Adunemat apenas sobre a paralisação desta segunda-feira (25).

A instituição afirmou que o número de professores que aderiram ao movimento foi grande, porém, a ação seria somente para comunicar o governo sobre questões referente a reajustes salariais e duraria um dia.
 
Apesar de não saber se haverá aulas a partir desta terça-feira (26), a Unemat declarou não ter sido informada sobre uma possível greve na instituição.

 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

SINE informa vagas para curso

25/05/2015 - 21:18
Artigos

Indeferimento Preconceituoso

25/05/2015 - 12:58
Utilidade Pública

Vagas do SINE para esta segunda, 25

24/05/2015 - 17:53
Política

Jornal diz que Éder e Riva correm risco

23/05/2015 - 22:11