Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Produção de energia solar deve atrair mais consumidores em MT
Por Igor Bastos e Radharani Khun/Gecom Crea-MT
16/07/2015 - 15:27

Foto: ilustrativa

A geração de eletricidade através da utilização da energia solar é uma forma limpa e ecologicamente correta, pois quase não agride o meio ambiente. Além disso, é uma alternativa de médio custo, que apresenta muitas vantagens, tanto para a utilização nas edificações das cidades quanto do campo.

 

Privilegiado pela alta incidência de raios solares em seu território e pelas reservas de quartzo para produção de silício, utilizado na fabricação de células solares, o Brasil tem condições de figurar em situação bastante confortável quanto à geração energética até a metade deste século. Esta enorme atratividade do Brasil para investimento solar faz com que nosso país tenha potencial para consolidar como umas das principais lideranças no setor de energia solar, alternativa de baixo impacto ambiental que gerará milhões de empregos nos próximos anos.

 

“Painéis solares são equipamentos à base de silício que tem a propriedade de pegar as ondas solares e transformá-las em corrente elétrica. Esta tecnologia é considerada viável, pois a transformação de incidência solar para energia elétrica vai impulsionar toda energia de uma residência, por exemplo”, explica o professor de engenharia elétrica da UFMT, José Mateus Rondina.

 

Em Mato Grosso, o sistema de aproveitamento da energia solar mais utilizado é para o aquecimento de água em residências, mas nos últimos anos a procura por energias alternativas está maior devido ao aumento das contas de energia elétrica em todo o país.

 

De acordo com o engenheiro elétrico da Energisa-MT, Vinicius Carvalho, Mato Grosso tem um grande potencial para criação de sistemas para utilização da energia solar, “existe um novo nicho de mercado os micro geradores que possuem o sistema fotovoltaico instalado em residências juntamente com um medidor bidirecional. Este equipamento quando estiver produzindo energia injeta o excedente da produção na rede de energia comum, e assim o consumidor que tiver um sistema de energia solar em casa, terá um consumo inverso em sua conta de energia, pois essa energia gerada pelos seu painel e não consumida, será distribuída na rede, ou seja, ele poderá reaver essa produção com descontos em sua conta”, pontua o engenheiro.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,16

16/07/2015 - 08:24
Educação

FAPAN realiza Semana Científica

16/07/2015 - 08:16
Artigos

Esporte-prevenção, Esporte-terapia

16/07/2015 - 08:09
Meio Ambiente

Período proibitivo de queimadas começa hoje

15/07/2015 - 08:43