Mais de 100 quilos de droga foram apreendidos durante a operação Brasil Integrado, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de agosto, nos 11 estados de fronteira. A operação do Governo Federal em parceria com os Estados foi uma grande ação das forças de Segurança Pública estaduais e federais para prevenir e reprimir os crimes na região de fronteira e divisas.
Foram realizados 116 bloqueios terrestres, 84 patrulhamentos terrestres, 125 patrulhamentos fluviais, 26 mandados de busca e apreensão, 33 mandados de prisão, 39 auto de prisão em flagrante, 40 pessoas presas em flagrante e oito menores apreendidos. Além disso, os policiais apreenderam quase 126 quilos de droga, sendo 124 quilos apenas de pasta-base de cocaína.
Quatro veículos foram recuperados, 57 munições e nove armas apreendidas e 31 pessoas presas por mandado.
Em Mato Grosso a operação foi chamada de “Mato Grosso Integrado: Fronteiras e Divisas” e mobilizou um efetivo de 726 profissionais da Segurança. No período da operação, foi reforçado o policiamento ostensivo, patrulhamento e barreiras volantes nas regiões de fronteira e divisas, fiscalização, cumprimento de mandado de busca e apreensão, entre outras ações.
Participaram da operação a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Gefron, Ciopaer, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas, Anvisa, Receita Federal e Canil Integrado de Cáceres.