Há quase 10 meses sem funcionamento, a Secretaria de Saúde autorizou a compra do novo equipamento
Com atendimento total ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional de Cáceres é responsável por oferecer assistência médica aos 22 municípios da região oeste, de Mato Grosso. Há quase 10 meses, o aparelho tomográfico do hospital estava sem funcionamento, o que estava gerando enormes transtornos aos pacientes.
Procurado pelos vereadores do município de São José dos Quatro Marcos, o deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT) fez uma Indicação ao governador Pedro Taques e ao secretário de Estado de Saúde (SES), Marcos Bertulio, para a aquisição de um novo aparelho.
A Pasta autorizou a compra do equipamento e a Associação Congregação de Santa Catarina – que gerencia a unidade –, já o adquiriu. O novo tomógrafo está sendo instalado e quando estiver pronto, deverá ampliar a capacidade de realização de exames no hospital de referência em trauma para toda região.
"Estou contente que o Estado tenha se sensibilizado e autorizado a compra de um equipamento novo”, salientou o deputado Dr. Leonardo.
Levantamentos da unidade hospitalar apontam que cerca de 3.600 exames de tomografia computadorizados deixaram de ser realizados, nos últimos 10 meses. Uma média de 12 exames diários. “É inadmissível um hospital que atende tantos municípios carentes da região, fique com o tomógrafo parado por tanto tempo”, criticou o Dr. Leonardo.
O parlamentar destacou que a tomografia é importante para diagnosticar possíveis acidentes vasculares do sistema nervoso central, podendo estabelecer condutas corretas para o tratamento. “Além do mais, este exame ajuda no diagnóstico de doenças na coluna, tórax, abdômen, cérebro, entre outras regiões que não podem ser visualizadas através de um exame de consultório", explicou o deputado.