Então, fazer o dever de casa antes que seja tarde é o melhor caminho, pois deixar para a última hora, além de gastar muito, a probabilidade é de perda na certa.
O que fazer então?
1- Escolha um consultor politico de sua confiança para traçar o melhor caminho para a sua filiação partidária, já pensando e fazendo contas a respeito do quociente eleitoral, pois ninguém se elege sozinho.
2- Atualizar-se através de um Mídia Training independente se for candidato a primeira vez ou a reeleição , pois esse treinamento é que dará um norte em seu posicionamento junto as entrevistas e também na sua caminhada.
3- Traçar um planejamento estratégico também é imprescindível, usando a mídia tradicional bem como as digitais e alternativas visando o posicionamento de sua bandeira e visibilidade.
4- Quem são seus apoiadores? Sua família está junto? Como atuar e como caminhar junto com essas lideranças?
5- Outra coisa que é inseparável e totalmente necessária é um jurídico com experiência na justiça eleitoral. É fato, pois é comum ganhar e não levar ou vice versa.
6- Dinheiro, quanto vai custar? De que forma conseguir e como investir.
Enfim, e muitas outras coisas mais que precisa ser trabalhado em consonância com o maestro, cada instrumento tem uma afinação e são necessárias nesse processo.
Eu poderia aqui elencar uma lista bem maior de afazeres, porém cada candidato seja ele proporcional ou majoritário tem suas peculiaridades relevantes que devem ser processadas separadamente, levando em consideração o seu status quo. Avaliar números passados e presentes, pesquisas para desenvolver o discurso exige além da técnica, também o feeling.
Cláudio Cordeiro
Consultor Politico ABCOP
Publicitário
Advogado
Presidente SINAPRO/MT
VP Regional ALAP
Presidente da Gonçalves Cordeiro