Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Câmara defende a integração Cáceres - San Matias para desenvolver a região de fronteira
Por assessoria
13/08/2015 - 11:07

Foto: assessoria

A cooperação entre as autoridades municipais é uma das soluções para desenvolver a região de fronteira e superar problemas históricos, como a violência e a pobreza, que assolam o território entre Cáceres e San Matias. Essa foi uma das conclusões da Segunda Reunião entre Autoridades Municipais Brasileiras e Bolivianas que ocorreu no dia 11 de agosto, em San Matias, na Bolívia.

Outro importante foco das discussões foram as formas como essa ajuda mútua pode ocorrer. “Não podemos esquecer que existem questões que só podem ser decididas pelas autoridades federais e o corpo diplomático, porém, existem muitos acordos internacionais já firmados que nos possibilitam uma ampla esfera de ação entre os dois municípios em prol da qualidade de vida e do resgate da autoestima da população dessas regiões”, afirma o vereador Márcio Lacerda, presidente da Câmara Municipal de Cáceres e um dos idealizadores do encontro.

Foi a segunda reunião do grupo que se comprometeu a executar novas ações na região. A primeira reunião ocorreu no dia 30 de julho, na Câmara Municipal de Cáceres e marcou a retomada de discussões sobre o desenvolvimento da região de fronteira que estavam esquecidas desde a criação do Comitê de Fronteira Cáceres San Matías, em 2013.

O encontro contou com o apoio e a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Cáceres e da Prefeitura de Cáceres, bem como autoridades da área de segurança, como os coordenadores do 2º Batalhão de Fronteira, da Marinha do Brasil e da GEFRON e de representantes dos governos Federal e Estadual. Estavam presentes autoridades Bolivianas dos municípios de San Matias e de Santa Cruz de La Sierra.

“Não ter ações na fronteira é abandonar grande parte do Brasil. Vivem nessas regiões mais de 10 milhões de habitantes em 500 municípios”, afirmou Paula Ravanelli, representante do Gabinete da Presidência da República e assessora especial da subchefia de Assuntos Federativos. “A fronteira serviu por muitos anos para dividir. Era o front de guerra. Agora chegou a hora de enxergarmos as oportunidades, estamos no melhor momento para isso, uma vez que ambos os governos (brasileiro e boliviano) estão alinhados em seus interesses”, concluiu.

Um dos compromissos do Governo do Estado foi retomar as discussões do Comitê de Fronteiras. “No dia 07 de agosto já encaminhamos a documentação necessária para reativar o Comitê de Fronteiras. O governo acredita no potencial de investir nessa região para o desenvolvimento do Mato Grosso”, afirmou Luciano Vacari, secretário-adjunto de desenvolvimento regional e representante do governo do Estado.      

O encontro contou com a discussão através de grupos de trabalho, formado por brasileiros, voltados para os seguintes temas-chave: educação, saúde, segurança, turismo, esporte e cultura, logística, agropecuária, indústria e comércio.

Na área da saúde as principais decisões foram tomadas em prol de apoiar a população boliviana. “Vamos levantar informações sobre a verba federal que existe para a saúde na região de fronteira e ver como esses recursos vem sendo aplicados. Com esse investimento poderemos melhorar a saúde local”, afirmou a vereadora Valdeníria Dutra.

O intercâmbio entre professores para o ensino do português e do espanhol nos municípios da região, a questão da validação do diploma de medicina boliviano no Brasil, a realização de um amplo diagnóstico sobre os pontos turísticos de ambas as cidades, o apoio para a ampla vacinação contra aftosa nas regiões bolivianas da chiquitania e a assistência técnica agropecuária, a formação de um sindicato rural binacional, o asfaltamento das estradas entre Cáceres e Santa Cruz, o amplo cadastro e o uso da tecnologia para aumento da segurança dos veículos que trafegam nessas regiões foram outros temas debatidos pelos grupos de trabalho.

O novo encontro para continuidade das ações debatidas durante a reunião deve acontecer nos dia 21 e 22 de setembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O Governador Pedros Taques deve participar dessa terceira reunião.

 

 

Carregando comentarios...

Saúde e Bem Estar

Médicos não conhecem a hanseníase

12/08/2015 - 07:06
Cidades

Prefeitura adquire usina de asfalto

09/08/2015 - 14:30
Artigos

Internet: você tem essa doença?

07/08/2015 - 10:45