A Secretaria Municipal de Educação está Implementando uma política à Educação do Campo, que visa contribuir no processo de formação dos professores, através do projeto “SEMEANDO SABERES NAS ESCOLAS DO CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE CÁCERES-MT”.
A proposta pedagógica, vai atender os docentes das dezoito escolas da Educação do Campo da Rede Municipal, através de formações. O programa será desenvolvido em três etapas no ano de 2015. Na primeira, como atividades programáticas estão definidas palestras e oficinas na área de linguagem , organização de trabalhos para a educação infantil e ensino fundamental, todos voltados para a realidade dos sujeitos do campo. Na segunda etapa serão abordadas atividades de ciências naturais. E, terminando o projeto, na última etapa deste ano, será trabalhada a inclusão.
A continuidade desta atividade terá sequência no início do ano letivo de 2016.
A Secretária de Educação Nelci Eliete Longhi, informa que 139 professores da rede municipal, atuam especificamente nas 18 escolas do campo. Por esta razão Nelci avalia a iniciativa como imprescindível e necessária para a organização política e pedagógica dessas unidades. “Estamos provocando uma reflexão a respeito da prática pedagógica que temos e que queremos para atender os quase dois mil e quinhentos alunos matriculados nas escolas do campo”, explica Nelci.
A professora mestranda, Sandra Regina da Silva Cunha, que desenvolve projeto de pesquisa nessa área e é efetiva do município, enfatiza que os alunos das escolas do campo são de diferentes comunidades rurais, e que geralmente as turmas são multisseriadas, o que já torna distinta a organização e a prática pedagógica adotada. “Com este projeto vamos garantir a todos os alunos do campo, o direito de aprender de forma diferenciada voltada à sua cultura e realidade”, comenta Sandra.
Para a Coordenadora Pedagógica da SME, Roseli do Nascimento Moreira, as qualificações são uma constante na rede municipal de ensino. Roseli reforça que esta ação pedagógica atende as necessidades educacionais das diversas populações do campo, respeitando suas especificidades e oportunizando um melhor aprendizado.