A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Educação - SME e a Comissão de Civismo composta pelo 2º Batalhão de Fronteira, Marinha do Brasil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros , abriram oficialmente na manhã desta terça-feira (01/09), a Semana da Pátria com a tradicional corrida do Fogo Simbólico.
A tocha que percorreu ruas tradicionais do centro histórico de Cáceres e foi acesa ás 07h30, na Agência Fluvial, próximo ao Cais da Praça Barão. Um pelotão de 10 alunos de escolas das redes públicas, municipal e estadual de ensino e de escolas particulares conduziram, no sistema revezamento, a chama do Fogo Simbólico da Pátria. Cada aluno correu um trecho com a tocha.
Este ano, excepcionalmente, a solenidade de abertura foi no 2º BFron. A Praça Barão do Rio Branco, palco oficial desta atividade, passa reforma. Após o desfile da tropa, às 08 horas o pelotão de alunos adentraou o batalhão e entregou a tocha para a prefeita em exercício, Eliene Liberato Dias, que acendeu a Pira, instalada ao lado do mastro do pavilhão de bandeiras.
Na sequência, aconteceu a hasteamento da Bandeira do Brasil com o canto do Hino Nacional e depois o hino da independência.
Durante toda a semana a escolas promovem atividades internas alusivas a independência do Brasil, que este ano completa 193 anos.
Grupos de alunos de todas as redes também visitam os batalhões do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros Militar no período comemorativo, em cronograma realizado por técnicos da SME.
O tradicional desfile cívico escolar, militar e de associações, acontece no dia 7 de Setembro, a Avenida Sete de Setembro, às 08 horas.
Para a secretária municipal de Educação Nelci Eliete Longui, o civismo precisa ser trabalhado todos os dias em cada unidade escolar, em cada aluno, em cada professor a importância que a data requer.
“ O Civismo tem que estar aceso, vivo. Estamos falando de Brasil, da nossa pátria, da nossa casa, da nossa cidade, da nossa escola. Falar da Independência é falar de cidadania, de respeito ao próximo, de valorizar a nossa história e nossos costumes. Agradeço o empenho de toda a comunidade escolar que está engajada pelo sucesso da Semana da Pátria nas escolas de Cáceres”, enfatizou Nelci.