Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Marketing Digital, sem blá blá blá.
Por por Cláudio Cordeiro
15/09/2015 - 07:24

Foto: arquivo

 

Tenho participado de vários encontros locais e nacionais onde debatemos a importância do marketing digital.   Sabemos que esta tarefa é primordial para todos os tamanhos de empresas, desde a micro até as gigantes. Vamos falar aqui da importância e das possibilidades de implementar o digital para as micros e pequenas empresas. Fazemos hoje um trabalho focado em assertividade, pois o budget dessas empresas por serem, na maioria das vezes, muito pequeno não dá ao profissional a chance de experimentos.    

 

Fazemos então para iniciar todo o processo uma analise profunda, de presença digital começando pelo Google e inserindo esta empresa no que há de mais relevante em possibilidades de resultados, mensurando sempre a relação custo beneficio, pois só aqui já temos vários canais cuja a escolha da ferramenta certa e apropriada já trará resultados efetivos.

 

Importante ressaltar que nosso estudo de presença digital contempla desde os canais ativos da empresa até a chamada “presença passiva”. Como por exemplo as conversações (reclamações, elogios, perguntas) sobre a empresa em canais particulares e também clipping de notícias.

 

Vivemos em um mundo de cases que nos faz sonhar cada vez mais alto com sucesso neste mundo digital, porém sabemos ainda que precisamos deixar de sonhar e se posicionar de vez nesse mercado.   Aquela velha história de que o sobrinho dava um jeitinho não cola mais e esse movimento foi até interessante para que houvesse a prova efetiva da valorização do profissional empresa.

 

Há várias correntes se digladiando para assumir a paternidade dos resultados nos investimentos, uma coisa sabemos, o sucesso esta na junção do on e do off.

 

Outra coisa sabemos também, postagem sem sentido e sem planejamento é mais do que um tiro no escuro é a certeza de canalizar energias pra algo que não encontraremos.   

 

É em tempo de crises e de recessão que se cria oportunidades, como brasileiro e cuiabano enxergo que só através da criatividade e uma pitada de ousadia encontraremos a melhor saída para esses tempos, pois é muito fácil sempre culpar o budget.   Temos que pensar de forma mais criativa e encontrar outras maneiras de agarrar o touro, e isso é cem por cento viável através da inovação entra a mídia digital e tradicional.

 

Estamos vivendo uma transformação onde o passado não serve e o presente não funciona bem, temos então a função de sempre tentar enxergar lá na frente.   Por exemplo, antes você ia atrás do taxi hoje ele vem até você, antes você assistia o que passava na televisão hoje você assiste o que quer e na hora que deseja.   As mudanças são rápidas e implacáveis para quem não acompanha as transformações.

 

No entanto,  no afã de navegar nestas mudanças tão rápidas, algumas empresas têm entrado no universo digital por puro modismo e sem o PLANEJAMENTO necessário.  Está todo mundo no Facebook? Então vamos criar uma fan page! O zap zap tá bombando? É hora de começar a atender os clientes por aí.  Ocorre que o Facebook pode não ser a melhor opção para a empresa X ou a empresa Y não ter capacidade de atendimento no WhatsApp. Pode ser um grande clichê, mas para qualquer empresa/marca entrar no ambiente digital é preciso PLANEJAMENTO. E uma consultoria profissional é fundamental neste processo.

 

Continuando na pegada do marketing digital para as pequenas e médias empresas, recentemente ouvi uma pesquisa onde ficou constatado que olhamos em média 150 vezes por dia no celular nas mídias digitais e essa informação é boa para todos os tamanhos de empresas inclusive as pequenas que podem segmentar os seus anúncios apenas nas plataformas mobile ou ainda nas plataformas mobile que estiverem próximas ao seu negócio ou ainda apenas no CEP, enfim o que há de melhor nesse planejamento com certeza são as inúmeras formas de segmentação.

 

Não acreditamos na divisão off x on. Uma agência deve oferecer uma solução completa para o cliente. Vai por mim: desconfie de agências puramente digitais ou tradicionais. Uma agência deve ser boa tanto de spot quanto de link patrocinado.

 

Existem milhares de métricas, aplicativos que medem performance, resultados e desempenhos e interação nas plataformas digitais.  Temos que tomar apenas muito cuidado com isso e escolher apenas algumas confiáveis pois, se não, estaremos inclinados a fazer medições na maioria das vezes desnecessárias.

 

A publicidade online tem inúmeras vantagens sobre a publicidade tradicional. Uma delas é a facilidade de medir o ROI, o famoso Retorno Sobre o Investimento. O universo digital oferece em abundância, para agências e anunciantes, as famosas métricas.  Se sua empresa já investiu numa campanha da outdoors deve conhecer a dificuldade (ou a impossibilidade) de medir quantas pessoas visualizaram seu cartaz. Já num link patrocinado do Google é possível saber a quantidade de impressões e principalmente de cliques que obteve o anúncio.  Na crise os recursos são escassos e é fundamental medir o retorno sobre cada centavo investido.

 

Muitas agências que estão focadas neste segmento das PME’s estão fazendo um trabalho de acordo com a realidade de cada empresa, então independente do aplicativo, das plataformas, e do planejamento quem não estiver neste meio nos dias de hoje está dispensando uma quantidade enorme de clientes famintos por consumo que estão plugados em Blogs, Faces, SMS, Twitters, WhatsApp, Linkedin, Viber, Sites e E-comerces, etc.  A minha sugestão é que nunca tente fazer nada sozinho, sempre contrate uma agência que lhe dará todo o suporte.

 

Estar ou não estar na internet não é mais uma opção. Sua marca ou empresa JÁ ESTÁ presente no ambiente digital, seja através dos canais oficiais, seja através dos canais de clientes, parceiros ou fornecedores.

O que está em jogo é se sua empresa estará na internet de maneira profissional ou aleatória. Ou ainda nas mãos de amadores – o que seria ainda mais trágico.

 

 

 

 

 

 

Cláudio Cordeiro

Diretor Presidente da Gonçalves Cordeiro Multiplataforma

Consultor Politico membro da ABCOP

Advogado

Presidente SINAPRO-MT

VP Regional ALAP

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