Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Queimadas:período proibitivo é prorrogado até 15 de outubro
Por Ascom Famato
24/09/2015 - 11:53

Foto: ilustrativa

O período proibitivo para as queimadas em Mato Grosso segue até o dia 15 de outubro em razão das condições climáticas, com possibilidade de prorrogação até novembro. A decisão foi tomada ontem (23/09) durante a reunião do Comitê do Fogo, que a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) integra.

A Famato orienta os produtores a ficarem atentos ao novo prazo e tomar as medidas necessárias para prevenir os incêndios florestais. A restrição às queimadas é preventiva e tem o objetivo de diminuir os riscos provocados pelo fogo nesta época do ano, quando o forte calor e a baixa umidade relativa do ar aumentam as ameaças de incêndios de grandes proporções.

A analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi, reforça que a prevenção é a alternativa mais eficaz durante este período. "Nós orientamos aos produtores rurais que adotem as técnicas de prevenção, como a construção de aceiros, açudes e cortinas de segurança, pois essa é a melhor forma de impedir a ocorrência de incêndios", diz Lucélia.

A previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é de que o período de seca na maioria dos 141 municípios deve se estender até o final de outubro. A situação crítica da qualidade do ar advinda da fumaça de queimadas foi o que também motivou prorrogação. Lucélia conta que o Comitê do Fogo estuda alterar o período proibitivo a partir do ano que vem. “A ideia é dividir o estado por regiões de acordo com as condições climáticas e em cada região a proibição teria uma duração diferente”, explica a analista.

A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. 
 
 
Carregando comentarios...

Artigos

Cada coisa no seu devido lugar

24/09/2015 - 07:36
Artigos

De nem Deus sabe

24/09/2015 - 07:34
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,24

24/09/2015 - 07:12
Artigos

Viver é fazer conta

23/09/2015 - 10:05
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE em Cáceres hoje,23

23/09/2015 - 07:03