Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres:Cartório do 2º Ofício completa 141 anos
Por Geiseane Lemes
25/09/2015 - 14:47

Foto: assessoria

A Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT) parabeniza o Cartório de 2º Ofício de Cáceres-MT (175,76 km de Cuiabá) pelos 141 anos de existência. A serventia é um dos mais antigas do Estado de Mato Grosso, criado quando a  cidade ainda era conhecida como São Luiz de Cáceres.

O primeiro ato do Cartório aconteceu em 20 de junho de 1874, com a lavratura de um registro de notas assinado pelo senhor Manoel José de Araújo. A peça refere-se a um termo de papel de liberdade de um escravo. O termo de abertura do primeiro livro de registro civil foi assinado em 23 de junho de 1875 pelo então presidente da Câmara de São Luiz de Cáceres, senhor Francisco Vieira de Azevedo.

O primeiro registro de nascimento aconteceu em 14 de agosto de 1875 e o de casamento no dia 17 de agosto do mesmo ano. O tabelião responsável pela Serventia era o senhor Francisco Pinto de Miranda. São 141 anos de serviços prestados nas atribuições de Registro Civil das Pessoas Naturais, Tabelionato de Notas, Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas. Uma das ações que marcam a existência do Cartório é a inauguração da nova sede este ano.

Há 11 anos delegada ao senhor Juliano Alves Machado, Tabelião Titular, a Serventia tem sido considerada uma das mais modernas do estado de Mato Grosso. “Temos imenso orgulho por poder fazer parte da história de Cáceres e do estado do Mato Grosso de uma forma geral. São 11 anos dedicados à vida cartorária, buscando prestar serviços de qualidade a toda comunidade”, conta o tabelião.

Atualmente o Cartório de 2° Ofício de Cáceres conta com 22 colaboradores e tem como tabeliã substituta a senhora Patrícia Lara Costa Machado. Ela analisa o momento de transição vivido no Cartório, mas ressalta o papel histórico da Serventia. “Quando chegamos na cidade há 11 anos não imaginávamos que hoje, ao completar 141 anos, o Cartório estivesse nesse patamar. Orgulhamo-nos por fazer parte dessa rica história e comemorar essa data tão marcante”, finaliza. 
 

Uma das razões do alto investimento na nova sede está no fato da preocupação do Cartório em preservar os registros históricos que estão sob posse da serventia. “O Cartório conta hoje com uma infraestrutura de qualidade para o atendimento de nossos clientes, mas pensamos também na preservação dos documentos emitidos que estão sob nossa responsabilidade. Por isso, contamos com uma sala climatizada e exclusiva para armazenar de forma segura nossos arquivos, que são de certa forma, letras vivas da história cacerense”, analisa  o tabelião Juliano Machado.
 
 
Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Prefeitura limpa trilha da Baía do Malheiros

24/09/2015 - 14:57
Artigos

Cada coisa no seu devido lugar

24/09/2015 - 07:36
Artigos

De nem Deus sabe

24/09/2015 - 07:34
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,24

24/09/2015 - 07:12
Artigos

Viver é fazer conta

23/09/2015 - 10:05