Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Remédios para hepatite serão liberados
Por Diário de Cuiabá
31/10/2015 - 09:42

Foto: ilustrativa

Mais de 16 mil novos remédios para hepatite C serão disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), informou a Secretaria de Estado de Saúde. A nova terapia é composta pelos medicamentos Daclatasvir, simprevir e sofosbuvir, aumentando as chances de cura, além de diminuir o tempo de tratamento. 

Conforme o Ministério da Saúde, já foram repassados 7.644 comprimidos de daclastavir e 9.100 comprimidos de sofosbuvir. No entanto, no primeiro momento, não será possível atender todos os pacientes, informou a superintendente de assistência farmacêutica da SES, Juliana Almeida. 

Segundo ela, o Ministério está atendendo 50% do que foi solicitado para cada estado. 

“Para esse início de tratamento serão atendidos apenas alguns pacientes que já possuem os critérios especificados pelo protocolo, mas a expectativa é de que o Ministério da Saúde envie mais doses dos medicamentos até o final do ano”, explica. 

Para a liberação dos novos medicamentos, os pacientes devem atender os critérios de indicação descritos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatites C e Coinfecções, do próprio ministério. Entre os critérios, destacam-se: ter fibrose hepática avançada, já ter feito o exame de genotipagem do HCV e apresentar insuficiência hepática e ausência de carcinoma hepatocelular. 

Pacientes que não curaram com os tratamentos ofertados anteriormente ou que não podiam receber, entre eles portadores de coinfecções com o HIV, também poderão ser beneficiados. 

“Nós vamos garantir o acesso aos medicamentos, mas precisamos ressaltar que não são todas as pessoas que contraíram o vírus da hepatite C que serão medicadas com essa nova terapia, é preciso ter uma recomendação estabelecida por protocolo e avaliação médica”, afirmou. 

Porém, ainda não foi possível especificar a data que os medicamentos vão estar disponíveis para os pacientes da rede pública. Juliana disse que a SES está aguardando o repasse quantitativo do simeprevir, para assim, começar a distribuição. 

Nos dez primeiros meses doa no, foram notificados 101 casos de hepatite A, 399 casos de hepatite B e 53 casos de hepatite C. Além disso, só no primeiro semestre do ano, foram realizados 32.274 exames sorológicos para hepatite B e 15.601 para hepatite C. 

A hepatite é causada por um vírus, que comprometo o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. A transmissão do tipo A, corre de forma fecal-oral ou por água e alimentos contaminados. 

Já os tipos B E C são transmitidos por meio de relações sexuais sem proteção, transfusão de sangue e derivados contaminados, como uso de drogas, compartilhamento de seringas, agulhas, escova de dente, lâmina de barbear e outros. 

Medidas de prevenção, como usar camisinhas em todas as relações sexuais, além de não compartilhar utensílios pessoas, são formas fundamentais para não ser contaminado. No caso do tipo B, é preciso manter o esquema vacinal, com três doses, em dia. (Com Assessoria) 
 

Carregando comentarios...

Educação

FAPAN terá curso de Biomedicina

31/10/2015 - 09:08
Polícia

Polícia tenta achar estuprador

29/10/2015 - 10:01