Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Governo e municípios fazem cobertura vacinal
Por Diário de Cuiabá
31/10/2015 - 09:49

Foto: ilustrativa

Buscando garantir a imunização das crianças e melhorar a cobertura vacinal em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), juntamente com as secretarias municipais, realiza o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC). 

A estratégia visa a avaliar a cobertura vacinal a partir de visitas em cada domicílio. Serão avaliadas crianças na faixa etária entre seis meses e menores de cinco anos para as vacinas do calendário nacional de vacinação. 

Enfermeiros e agentes comunitários das equipes dos Programas de Saúde da Família aplicarão questionário com base nas informações do cartão de vacinação das crianças a fim estimar as coberturas vacinais. 

“O monitoramento rápido encaminha equipes para fazer visitas domiciliares, avaliar o cartão vacinal da criança e, quando necessário, atualizar as doses pendentes. É um método bastante útil para avaliar a situação local”, explica a gerente de agravos imunopreveníveis da SES, Cláudia Soares. 

Ela ressalta ainda que a vacina BCG será contemplada no monitoramento, mas não será aplicada durante a visita caso esteja desatualizada em alguma criança. “Por questões técnicas não está recomendada a aplicação dessa vacina durante as visitas. Se estiverem desatualizadas, os profissionais de saúde farão o encaminhamento da criança para a unidade de saúde". (Com Assessoria/SES-MT) 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Remédios para hepatite serão liberados

31/10/2015 - 09:42
Educação

FAPAN terá curso de Biomedicina

31/10/2015 - 09:08
Polícia

Polícia tenta achar estuprador

29/10/2015 - 10:01