A Prefeitura de Cáceres e a Águas do Pantanal (antiga SAEC), autarquia criada para gerenciar o serviço de tratamento de água e serviços de coleta de resíduos sólidos, explicam a nova forma de cobrança da taxa de lixo no município, dentro da conta de água.
A taxa de lixo, antes cobrada no carnê de IPTU dos anos anteriores, sempre teve uma média de 20% dos contribuintes que pagavam dentro do exercício. Com isso a prefeitura tinha dificuldades para fazer investimentos necessários para uma coleta de qualidade.
A nova forma de cobrança da taxa de coleta de resíduos sólidos será mais justa com a população, que espera serviços de qualidade e contribui com a prefeitura para melhorar e expandir os serviços de coleta, transporte, tratamento, destinação final de resíduos sólidos e manutenção do aterro sanitário.
Segundo o diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete, nenhum consumidor -seja ele de categoria residencial ou comercial, pagará valor superior a R$ 70,00. Conforme a tabela constante do anexo VIII do CTM a taxa mínima chegará a R$ 5,50, para quem está enquadrado na categoria social residencial. Os valores são variados conforme o consumo de água, “quanto menos água consumir menor será a taxa de lixo” -informa Paulo.