A partir de hoje, 1, a Comarca de Cáceres passará a contar com o Processo Judicial Eletrônico (PJe).
O sistema, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será instalado na varas cíveis da Comarca, em solenidade realizada na sede do Fórum, às 14h, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Paulo da Cunha, e do juiz auxiliar da Presidência Aristeu Dias Batista Vilella.
O ciclo de treinamentos que antecede à implantação do sistema teve início no dia 22 de fevereiro para o público interno e externo, na Escola dos Servidores, em Cuiabá.
Também foi ofertada capacitação in loco para os advogados, defensores, promotores e procuradores que atuam em Cáceres na última sexta-feira (26 de fevereiro).
Esses cursos são possíveis graças à parceria entre o TJMT e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
O treinamento foi ofertado por técnicos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT.
Depois de Cáceres, será a vez das comarcas de Lucas do Rio Verde (22 de março), Rondonópolis (12 de abril) e Sorriso (19 de abril) receberem o PJe. Confira o cronograma AQUI.
A expansão da ferramenta é um dos destaques da atual administração do TJMT, presidida pelo desembargador Paulo da Cunha.
Atualmente, cerca de 25 mil processos tramitam por meio do PJe no Estado de Mato Grosso, sistema que possibilita a automação de diversos atos de expediente, agregando celeridade e inteligência ao trâmite dos processos. Isso resulta em celeridade no trâmite processual e maior qualidade da entrega da prestação jurisdicional.
De acordo com o desembargador, o PJe representa um grande avanço e um caminho sem volta, irreversível tanto para o Judiciário mato-grossense quanto para a Justiça brasileira. “Essa ferramenta nos traz economia, tanto para o Poder Judiciário quanto para os usuários, como os advogados, que poderão acessar seus processos do escritório ou de casa, sem a necessidade de se deslocar ao Fórum ou Tribunal”, salientou.