O deputado estadual, Dr Leonardo (PDT) visitou a cadeia pública de Cáceres. Na oportunidade, ele visitou todas as instalações da unidade, onde pôde conhecer de perto a realidade dos reeducandos. Dr Leonardo vai destinar uma emenda para a construção de uma sala de costura, onde os presos terão oportunidade de se profissionalizar e confeccionar roupas que poderão ser vendidas ou doadas às escolas publicas e outros lugares.
Para o deputado, essa é uma forma de incentivá-los a mudança pessoal, pois prestando esse tipo de serviço, eles terão suas penas diminuídas. Além de ser uma forma de ressocializá-los, pois muitos presos saem da cadeia sem nenhuma perspectiva de vida social.
Pensando nisso, ele apresentou, no ano passado, o projeto de Lei "Remição pela Leitura”, que prevê instituir no âmbito do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, a isenção de parte da pena através do conhecimento. O objetivo é oportunizar aos reeducandos o direito à educação, à cultura e ao desenvolvimento da capacidade crítica, por meio da leitura. O projeto propõe ainda que sejam promovidas exposições, rodas de leitura, concursos literários e outras atividades de enriquecimento cultural que envolva os integrantes, como forma de incentivá-los.
"Ainda que o preso inicie as atividades de leitura focado apenas na redução de sua pena, o hábito diário fará com que as obras passem a fazer parte de sua rotina, inclusive após o período de aprisionamento. Por meio da leitura, o indivíduo retorna à sociedade mais adaptado ao seu convívio", destacou.
Dr Leonardo também mandou recursos para a reforma da cadeia, que passará a contar com um espaço de lazer às crianças, área coberta de espera e banheiros aos visitantes. Será construído uma muralha que dará mais segurança aos agentes penitenciários e aquisição de uma máquina de Raios-X que facilitará nas revistas.
O deputado visitou a cadeia pública na companhia do juiz, Eduardo Mariano, o diretor da unidade, Revetrio Francisco, o presidente e vice, da sub sede do Sindicato do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, em Cáceres, Silvio Domingos e Luiz Carlos Velozo, respectivamente.