A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os produtores rurais do estado sobre a obrigatoriedade da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Este ano, deve fazer a declaração o produtor rural pessoa física que obteve receita bruta da atividade rural no valor superior a R$ 140.619,55 em 2015. As declarações começam a ser recebidas pela Receita Federal no dia 1º de março e podem ser entregues até o dia 29 de abril de 2016.
Com relação à escrituração dos livros-caixas, a Receita Federal disponibilizou para 2016 a multiplataforma “Livro-Caixa da Atividade Rural 2015”. “O programa pode ser utilizado pelo produtor pessoa física, com imóvel rural localizado no Brasil para apuração de receitas e despesas da atividade rural”, informa a analista Tributária da Famato, Maíra Safra.
Segundo a analista, o produtor que desejar compensar nesta declaração ou nas próximas os prejuízos de anos anteriores tem que prestar a declaração do IRPF este ano.
Para mais informações acesse o link: http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2016/perguntao/irpf2016perguntao.pdf