Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Bombeiros criam grupo de mergulhadores para atender ocorrências
Por Larissa Malheiros | Corpo de Bombeiros-MT
18/04/2016 - 08:16

Foto: ilustrativa

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso criou um Grupo de Mergulhadores Autônomos (Gmaut) centralizado na região metropolitana. A equipe é composta de 12 profissionais para atendimento às ocorrências de resgate de vítimas em locais como rios, lagos entre outros.

Segundo o comandante do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Marcelo Reveles, o grupo foi criado com objetivo de centralizar os mergulhadores das unidades em um só local e todo material utilizado para essa atividade, facilitando o acesso aos equipamentos e profissionais no caso de ocorrências. “Reunimos os mergulhadores, os materiais e aumentamos também a quantidade de embarcações aqui no quartel. Antes nós tínhamos somente dois barcos pequenos à disposição, hoje nós temos além desses dois barcos, mais duas lanchas, que a gente pode utilizar pra qualquer atividade”, conta o major.

Ele também explica que com o grupo e os materiais centralizados, os bombeiros conseguem atender duas ocorrências simultâneas. “Podemos atender em locais diferentes, tanto com equipamento, quanto com nossos mergulhadores. Essa é a ideia principal do Gmaut”.

Reveles assegura que a descentralização dos mergulhadores na região do Vale do Rio Cuiabá dificultava o atendimento que não é direcionado apenas para resgate de corpos, mas também para carros frutos de roubo ou de acidente, armas de roubo e assaltos ou produtos de grande relevância.

Emergência

No caso de resgates, tanto de vítimas em óbito ou de patrimônio, é necessário ligar para o serviço 193 e solicitar o atendimento. Os profissionais mergulhadores bombeiros são especialistas.

Mergulho autônomo

Diferentemente do mergulho livre, é a prática que consiste em submergir total ou parcialmente na água utilizando-se de equipamento autônomo de respiração.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,18

18/04/2016 - 07:46