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Equipe do IFMT/Cáceres desenvolve ferramenta didática para pessoas com deficiência auditiva
Por Edna Pedro/assessoria
16/04/2016 - 07:35

Foto: assessoria

Projeto conquistou o segundo lugar em concurso de trabalhos técnicos da área de Informática em Santa Catarina

 

Alunas do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo orientadas pela professora Dandara Caroline de Oliveira de Lima desenvolveram uma ferramenta didático-pedagógica utilizando a tecnologia em três dimensões, conhecida como 3D, para auxiliar na aprendizagem de pessoas com deficiência auditiva. O projeto conquistou o segundo lugar no concurso de trabalhos técnicos da área de Informática realizado no início desta semana em Florianópolis, Santa Catarina, durante o evento técnico-científico de Computação, Computer on the Beach.

O evento realizado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali e o Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar reuniu profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação e especialistas em áreas como Segurança Cibernética. Além da participação no concurso, a equipe do IFMT Cáceres representada pela professora Dandara e a aluna Cassia Cristine de Souza Silva tiveram oportunidade de interagir nos outros espaços do congresso que abordou, entre as temáticas, a Análise de Redes Sociais e o Impacto na Educação eInovação e Novos Negócios em Computação.

“Foi uma experiência maravilhosa, recebemos muitos convites para participar de outros eventos e também fomos convidadas a realizar testes e implementar a ferramenta primeiramente na Univali. Esta Universidade tem vários alunos na área de tecnologia com deficiência auditiva”, informou a professora.

Tradução em Libras

Intitulado 'A inclusão de Pessoas com Deficiência Auditiva por meio de uma ferramenta 3D” o projeto, desenvolvido no Campus Cáceres como atividade de iniciação científica junto com as alunas Cássia Cristine e Milena de Souza, resultou em software que será disponibilizado na internet com a tradução de conteúdos escolares na Língua Brasileira de Sinais, Libras.

O conteúdo é apresentado pela personagem 3 D chamada SIDA em referência as palavras chaves Software, Inclusão e Déficit Auditivo. Para ativar o conteúdo da aula o professor deve utilizar o comando de voz do software. Um vídeo será executado com a personagem Sida apresentando, quase que simultaneamente, a tradução do conteúdo em Libras.

Para a aluna Cássia, 17 anos, a experiência do projeto tem sido enriquecedora em seu processo de formação como técnica e também na sua formação humana.

“ A gente viu a necessidade de utilizar a tecnologia para criar algo, com base no nosso curso aqui na escola, que pudesse ajudar na inclusão das pessoas. Tem sido uma grande experiência, adquiri muito conhecimento”, afirma Cássia que defendeu o projeto no evento por meio de comunicação oral.

“Queremos que cada vez mais pessoas com deficiência auditiva tenham acesso à formação profissional e com qualidade”, conclui a aluna.

 
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