Somente poderão se inscrever grupos e artistas que residam em Mato Grosso há pelo menos dois anos
A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançou edital de credenciamento para artistas e grupos artístico-culturais interessados em participar da programação do Vem Pra Arena. A seleção pública das atrações artísticas será feita a partir da segunda edição, que acontece em 02 de julho, e tem como objetivo dar oportunidade de participação e publicidade ao processo seletivo.
“O Vem Pra Arena tornou-se uma iniciativa de muito sucesso ao garantir o acesso gratuito dos cidadãos aos bens e serviços culturais, valorizando a diversidade da cultura mato-grossense, e democratizando seu acesso”, afirma o secretário Leandro Carvalho.
O cadastramento será feito on-line pelo site www.mapas.mt.gov.br. Poderão se inscrever pessoas físicas e jurídicas com o preenchimento do formulário eletrônico. A proposta inscrita deve conter informações sobre o grupo, artista, espetáculo, contato atualizado, bem como o endereço eletrônico de sites ou redes sociais onde estejam disponíveis informações, fotos e vídeos sobre o grupo, artista e o espetáculo. Somente poderão se inscrever grupos e artistas que residam em Mato Grosso há pelo menos dois anos. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
A seleção dos credenciados será realizada por uma comissão formada pela Secretaria de Estado de Cultura, incluindo representantes de várias pastas. Após a conclusão da inscrição, será gerado um número de protocolo que servirá como referência para o processo.
Não será gerada uma lista de “aprovados". De acordo com as diretrizes, metas e ações previstas no Plano Estadual de Cultura, Lei 10.363 de janeiro de 2016, a Comissão de Seleção terá como parâmetro de avaliação a valorização da diversidade artística e cultural do Estado, com vistas a promover e realizar o reconhecimento, fomento, intercâmbio e difusão das expressões e do patrimônio histórico e cultural mato-grossense. A Comissão de Seleção deverá assegurar a participação das manifestações da cultura tradicional, indígena e quilombola na programação do Vem Pra Arena.
Para dúvidas e orientações detalhadas sobre o processo de inscrição on-line, está disponível na página principal do site www.mapas.mt.gov.br, o tutorial descrevendo passo a passo do processo. Outras informações sobre o cadastramento podem ser obtidas através do e-mail vempraarena@cultura.mt.gov.br.
Diversidade cultural
Já consolidado no calendário cultural de Mato Grosso, o Vem Pra Arena proporciona à população acesso gratuito ao entretenimento, lazer e cultura ao levar para o entorno da Arena Pantanal, em Cuiabá, atrações dos mais variados segmentos artísticos, além de uma feira gastronômica diversificada e a preços acessíveis.
No ano passado foram realizadas quatro edições, além da edição especial “Natal para Todos”, em parceria com o Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), que contaram com um público estimado em cerca de 30 mil pessoas em cada edição. A edição especial de Natal teve duração estendida de cinco dias e levou 60 mil pessoas para o entorno da Arena Pantanal.
A diversidade de ritmos e estilos é uma das características do Vem Pra Arena. Já passaram pelo palco de Flor Ribeirinha a Vanguart, de Almir Sater a Banda Estralo, Orquestra do Estado, Lorena Ly, Ana Rafaela, Marcela Mangabeira, João Ormond, Paulo Simões e Zelia Duncan, e algumas das mais destacadas representações da cultura popular e tradicional de Mato Grosso como os Mascarados de Poconé, diversos grupos de siriri, cururu, rasqueado, e danças e música de algumas etnias indígenas.
Para este ano estão programadas quatro edições nos dias 07 de maio, 02 de julho, 13 de agosto e 15 de outubro, além da edição especial de Natal.