Com objetivos bem específicos voltados a prevenção constante dos seus colaboradores, o Grupo Juba realizou em todas as suas lojas, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, SIPAT 2016.
Com uma ampla programação de atividades motivacionais e orientações sobre saúde e segurança no trabalho, a SIPAT teve como tema escolhido para este ano, a Resiliência.
Segundo a psicóloga Gláucia Pinheiro, resiliência significa a habilidade de persistir nos momentos difíceis mantendo a esperança e a saúde mental. “Pessoas altamente resilientes, tornam-se mais fortes após situações difíceis. Porque elas desenvolvem confiança em si mesmas aprendendo novas formas de lidar com os eventos, portanto um tema significativo para nossas empresas”, relata Gláucia .
Responsável pelos recursos humanos do juba, Aguinaldo do Carmo, explica que através de reuniões, palestras, e atividades motivacionais, o grupo conseguiu desenvolver a consciência e orientar o colaborador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. “Com a SIPAT criamos uma atitude de vigilância nos nossos funcionários. São informações que permitem conhecer e solicitar as correções necessárias nos equipamentos de trabalho e criar hábitos saudáveis a fim de tornar o ambiente laboral mais seguro”, observa Aguinaldo.
Com uma proposta bem específica de motivar os colaboradores a participarem da ginástica laboral, de usufruir do lazer do Sesi Clube, de realizar caminhada, praticar esportes, incentivar o percurso para o trabalho andando ou de bicicleta, o Grupo Juba conscientizou sobre a importância da atividade física e do lazer, como prevenção de doenças ocupacionais e, imprescindíveis para a saúde mental. “ É indispensável que eles tenham noção sobre importância da prevenção como medida positiva para uma vida feliz e saudável, e da necessidade do lazer e da prática esportiva ou física, para a saúde mental e social”, observa Mirko Ribeiro, Diretor do Grupo Juba.
Com panfletos nos murais, o Grupo advertiu sobre a necessidade da prevenção do Câncer de Mama e de próstata, e conscientizou sobre a higiene bucal e a propósito dos efeitos nocivos do alcoolismo, drogas, tabagismo e sexo descomprometido. O combate a dengue, zika vírus, h1n1 e a necessidade de respeitar as leis de trânsito para evitar acidentes, foram também alertados na folheteria SIPAT.
“O evento tem o propósito de fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, não tenham só ideia de segurança, mas que também a pratiquem desenvolvendo a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho”, comenta a colaboradora Luzia Conceição dos Santos, Fiscal de Caixa.