Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Em sua 4ª reunião, Frente de Desenvolvimento Popular discute futuro de Cáceres
Por assessoria
29/04/2016 - 18:24

Foto: assessoria

Reunião aconteceu na casa do peemedebista e vereador Marcinho Lacerda, atual presidente da Câmara Municipal, na noite da última quinta-feira (28)

A Frente de Desenvolvimento Popular de Cáceres se reuniu pela quarta vez neste ano. Desde sua formação, em janeiro passado, representantes de partidos políticos se encontram para discutir rumos da política cacerense visando debater o atual momento do município em relação à administração municipal e as eleições municipais de outubro próximo. Os encontros são realizados nas casas de membros dos partidos participantes. Este último foi na casa do peemedebista, vereador Marcinho Lacerda, atual presidente da Câmara Municipal, na noite da última quinta-feira (28). Seis partidos da Frente estavam presentes, com representantes do PT, PSB, PV, PCdoB, PMDB e o Solidariedade. O PP também participou da reunião como ouvinte, representado pelo vereador Alvasir Alencar.

Quem está coordenando o movimento é o agrônomo James Cabral, do Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo ele, a frente começou com mais partidos. “Conforme fomos aprofundando as discussões, alguns saíram, outros entraram ou estão voltando. Porém, o bom é que até aqui estamos consolidados com estes seis partidos”, informa o petista, adiantando que a ideia de se constituir a Frente de Desenvolvimento Popular foi de avaliar a atual administração municipal de Cáceres, numa leitura para aproximar a administração da população mais carente. “Trata-se de um público que mais precisa dos benefícios do município. Com a sequência das reuniões, nos aprofundamos em vários temas de interesse geral da sociedade, com um viés eleitoral, mas pensando na população”, explica James. Ainda segundo o coordenador, cada partido postula oferecer nomes para as eleições deste ano, na majoritária e de vereadores, com vários nomes em potencial para serem escolhidos. “Lá na frente vamos optar pelo melhor, aquele que vai representar as ideias que esta Frente está discutindo”, complementa, o coordenador, lembrando que já foram discutidos assuntos relacionados aos sistema previdenciário municipal, saúde e reordenamento urbano.

Entre os líderes partidários estavam lideranças de bairros, presidentes de sindicatos, empresários, comerciantes, agricultores, funcionários públicos e os vereadores Tarcísio Paulino (PSB), Alvasir Alencar (PP), o suplente de deputado estadual Professor Adriano e o advogado Pedro Alexandrino, além do anfitrião, vereador Marcinho Lacerda (PMDB).

As posições de consenso ficaram por conta da necessidade de que a Frente Popular eleja o próximo prefeito para uma administração que seja mais afinada com o povo. Segundo a maioria dos presentes, o atual prefeito “não tem a cara de Cáceres”. Também foi posta em pauta a atual situação do funcionalismo público municipal. Segundo sindicalistas da classe presentes, é preciso haver uma reforma administrativa já prometida, concurso público e resolução de um alto déficit público. “O prefeito não recebe o sindicato, deixando para os secretários as negociações. O Sindicato decidiu que vai ser oposição”, afirmou o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, Claudiney Lima.

Foi citado também durante a reunião que a atual gestão administrativa é centrada numa tecnocracia e burocracia que compromete o presente e o futuro de gerações.

Também participou da reunião o ex-senador e ex-vice governador do Estado, Márcio Lacerda, contribuindo com sua vasta experiência política, dando coordenadas consideradas importantes pelo grupo. Lacerda disse que a Frente começou bem e continua a andar pelos trilhos certos, ao dar vez e voz aos partidos políticos, no sentido de ouvir as filosofias, experiências e objetivos de cada um, afinando ideias em comum para que todos falem a mesma língua, objetivando o melhor por Cáceres.

Por fim, a maior bandeira levantada é a de que Cáceres precisa ser governada por um líder que se aproxime mais do povo, que governe principalmente para a periferia, ao mesmo tempo em que trabalhe para alicerçar o que já existe de bom, fortalecendo laços que tragam melhor educação, saúde, segurança, indústria, emprego e desenvolvimento. “Precisamos de um prefeito com a cara de Cáceres”, disse o servidor público Renato Fidélis, membro do PV.

Finalizando a reunião, o vereador Marcinho Lacerda agradeceu aos presentes dizendo que o grande objetivo é desenvolver um projeto alinhado com os problemas comuns da população cacerense, citando a questão fundiária como uma das bandeiras. “É preciso promover mecanismos para resolver de vez o problema da falta de documentação dos lotes e terrenos das pessoas. O município pode ajudar a resolver isso criando meios, começando com um marco regulatório, que pode gerar recursos para o município, ao mesmo tempo em que resolve os problemas das pessoas”, sugeriu Marcinho, lembrando que em Cáceres, 70% das propriedades não possui regularização fundiária, ou seja, não tem documentação definitiva, chamada matrícula ou escritura.

A próxima reuniu foi marcada para o próximo dia 5, com local a ser definido pelos representantes do PCdoB.

Carregando comentarios...

Artigos

Ex-autoridades presas

28/04/2016 - 11:09
Artigos

O taekwondo na infância

28/04/2016 - 11:06
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,28

28/04/2016 - 10:43
Meio Ambiente

Sucuri é devolvida ao seu habitat natural

28/04/2016 - 10:37