Nos últimos 10 anos, a incidência de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids na população com mais de 60 anos teve um aumento de 50%, segundo o Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde. Esse número não chega a surpreender, uma vez que a chamada terceira idade possui hoje maior expectativa de vida e é mais ativa sexualmente do que a de décadas passadas. Porém, um dado chama a atenção: a maioria das pessoas idosas é diagnosticada com HIV/AIDS tardiamente, quando a doença já está instalada. “O diagnóstico da AIDS na população idosa é muitas vezes dificultado porque tanto o idoso quanto seus familiares e profissionais de saúde tendem a não cogitar a possibilidade de aids nessa faixa etária, por isso quanto mais informação e atenção básica de saúde são fundamentais nessa faixa etária” explica a Gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria de Saúde, Vanderly Muniz.
Preocupada com essa situação, a Prefeitura de Cáceres, através de uma parceria entre as Secretarias de Ação Social e Saúde, desenvolvem diversas atividades preventivas com idosos do Centro de Convivência dos Idosos, mantido pela SMAS.
Na manhã desta quinta-feira (28), foi realizada uma palestra para os integrantes do projeto do Serviço de Fortalecimento e Vínculo para a Pessoa Idosa. Com o tema Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS – Saúde e Prevenção: Cuidados e Prevenção do Idoso.
A Palestra foi ministrada pelo enfermeiro Dário José Ferreira e pela assistente social Bernadete Vitorazzi.
Segundo a secretária de Ação Social, mesmo a sexualidade sendo um tabu para as pessoas, principalmente para as mais velhas, os idosos participam ativamente destas atividades e se interessam pelo tema. Ela adverte que o Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST e Aids recomenda a prevenção ao idosos. “ E é isso que estamos fazendo, oportunizando a eles o máximo de informação. Isto é precaução”, reconhece Eliane.
A Prefeita em exercício Eliene Liberato Dias, disse que a prefeitura não mede esforços para atender a clientela da terceira idade. Para Eliene, o convívio com estas pessoas é fantástico, é algo muito gratificante. “Por isso nos preocupamos sempre em oferecer diversas ações, e a todo o momento temos buscado criar mecanismos onde as pessoas que vivenciam a melhor idade possam participar e melhorar sua qualidade de vida através de propostas que elevem a autoestima, a saúde, o relacionamento e o bem estar social’, enfatiza Eliene.
O Coordenador do Programa que atende os idosos, Luiz Bejarano, conta que com inúmeras propostas de socialização, a Secretaria Municipal de Ação Social, visa integrar a pessoa da terceira idade, na comunidade local e contribuir na imagem cultural do envelhecimento.