Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Governo Taques encerra Caravana no Peru
Por Diário de Cuiabá
28/04/2016 - 08:25

Foto: GCOM

O governador também assinou um acordo de cooperação com região de Arica e Parinacota, buscando a integração em diversas áreas 


O governador Pedro Taques, representantes do setor produtivo e professores da UFMT e Unemat fizeram ontem (27) visitas técnicas aos portos de Ilo e Matarani, no sul do Peru. Os dois locais estão na lista de portos que podem transportar parte da produção de Mato Grosso pelo Oceano Pacífico. A Caravana da Integração conheceu de perto e em detalhes o funcionamento do Porto de Matarani, o maior da região. A comitiva liderada por Taques foi recebida pela governadora de Arequipa, Yamila Osorio Delgado, e pelo ministro regional de Relações Exteriores, Hernando Torres. 

Foi apresentada à equipe a possibilidade de carregamento dos dois módulos que compõem o porto. No primeiro módulo, o porto consegue carregar 2 mil toneladas por hora e no segundo o volume por hora é de 1,5 mil toneladas. Para grãos, a capacidade de carregamento é de 600 mil toneladas por hora, além de conseguir armazenar 75 mil toneladas de grãos em silos. 

A capacidade de armazenamento ainda é expansível - hoje compreende 60 hectares e 160 hectares ainda estão disponíveis. 

O porto é administrado pela iniciativa privada desde 1999. Neste período, a movimentação saltou de 900 mil toneladas para 4 milhões de toneladas em 2015. Segundo a atual administração do porto, a meta é encerrar 2016 transportando 8 milhões de toneladas. 

Taques também assinou um acordo de cooperação com região de Arica e Parinacota. O termo busca a integração em diversas áreas com a região norte do Chile para desenvolvimento econômico e social. O termo prevê ajuda mútua no suporte para atividade comercial, industrial e o setor de serviços, através de mecanismo de apoio, em coordenação com os diferentes níveis do Estado. 

No campo da agriculta, o termo prevê a cooperação para implantação de práticas bem-sucedidas em políticas públicas usadas em ambas as regiões. A finalidade é incentivar e promover um melhor desempenho nos setores da aquicultura e agricultura. 

Pedro Taques falou sobre a importância da assinatura do documento. O mato-grossense destaca a necessidade de fortalecimento da ligação dos estados da América Latina. Além disso, o chefe do Poder Executivo falou sobre a possibilidade dos produtos de Mato Grosso ganharem o Pacífico pelo Porto de Arica, o que faria o tempo de transporte diminuir em cerca de 15 dias. 

"Mato Grosso é um gigante. Produzimos muito e precisamos dos portos para escoar nossa produção e Arica pode nos ajudar nisso. Hoje, desenvolvimento é sinônimo de paz, superação da pobreza e qualidade de vida", destacou.(Com assessoria). 

Carregando comentarios...

Política

Banheiro de Silval vira "mina" em MT

27/04/2016 - 09:03