Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Ressocialização:reeducandos estão limpando a Avenida São Luiz
Por ASCOM/Prefeitura de Cáceres
28/04/2016 - 08:02

Foto: arquivo/Ripa nos Malandros

A Prefeitura de Cáceres realiza, através de uma parceria institucional com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e com o Exército Brasileiro, 2º Batalhão de Fronteira - BFron, a limpeza das laterais da Avenida São Luiz.

13 detentos  da Cadeia Pública de Cáceres, condenados e reclusos em regime fechado, que já cumpriram 1/6 de suas penas e com bom comportamento, participam da ação laboral de reintegração social, que começou na manhã desta quarta-feira (27). Oito militares do 2º Bfron, também participam da frente de trabalho.

A parceria desenvolvida entre a Prefeitura de Cáceres, o Estado e o Judiciário de Mato Grosso, utilizando reeducandos da Cadeia Pública para prestação de serviços em prédios e espaços públicos, oportunizam a reinserção dos presos à sociedade cacerense, e acima de tudo, os prepara para o convívio igualitário, após o cumprimento de suas penas.

O diretor da Unidade Prisional, Revetrio Francisco, explica que  com a remição de pena advinda do trabalho, muitos se voluntariam. “Pelo trabalho ou pelo estudo, o sentenciado tem a oportunidade de atenuar a quantidade de pena a ele imposta. A cada três dias trabalhados o presidiário diminui um dia na sua pena”, revela Revetrio, que acompanha os trabalhos.

Já o Superintende das Cadeias de Mato Grosso, Jean Gonçalves, explica que antes dessa concessão, sobretudo, os reclusos passam por uma avaliação subjetiva,  comportamental e psicológica. E objetiva, onde são verificados o tempo cumprido da pena condenatória, e a história da conduta do reeducando.

A Prefeita em exercício, Eliene Liberato Dias, avalia que este projeto  de reintegração , que possibilita esses trabalhos aos reeducandos, é uma forma de dizer que, apesar de terem errado, todos podem ter uma nova chance e recomeçar sua vida. “ O trabalho dignifica o homem. Nesta parceria com a prefeitura, observamos a voluntariedade  e a motivação dessas pessoas. É uma nova perspectiva de vida a eles, ao tempo que, somos também beneficiados com seus préstimos. Com certeza serão devolvidos a sociedade de uma forma melhor”, reconhece Francis.

Eliene agradeceu a atitude do Juiz  José Mariano, pela sensibilidade em liberar  os detentos, o Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico Dorileo, o Diretor da Cadeia Pública de Cáceres Revetrio Francisco, por sua disponibilidade e ao Comandante do 2º Batalhão de Fronteira, Tenente Coronel Ricardo Kleber Lopes Coelho, pela prestatividade com o município. “São parceiros importantes que sempre estão engajados em programas e projetos da prefeitura que visem o bem comum da sociedade”, reconhece Eliene.

Carregando comentarios...

Política

Banheiro de Silval vira "mina" em MT

27/04/2016 - 09:03
Meio Ambiente

Piracema maior prejudica o turismo

26/04/2016 - 06:38