Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
H1N1:Mato Grosso registrou quatro casos e três mortes da doença
Por Joanice de Deus/Diário de Cuiabá
27/04/2016 - 09:28

Foto: ilustrativa

Mato Grosso já tem quatro casos confirmados pelo vírus influenza A (H1N1), que pode levar à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e provocar a morte do paciente. Dos quatro, três pacientes foram a óbito, sendo eles de Cuiabá, Várzea Grande e Água Boa. O outro é de Rondonópolis e evoluiu para cura. Em todo o país, a doença causou 230 mortes, até o último 16 de abril. 

Um novo balanço sobre o quadro deve ser divulgado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), que não descarta a possibilidade de os casos aumentarem. Até então, a SES contabiliza 116 notificações da síndrome. Deste total, oito foram descartados, um teve resultado inconclusivo e 104 continuam em investigação. No total, são 13 óbitos notificados, dos quais sete ainda em investigação. 

Já a campanha nacional vacinação contra a gripe será aberta oficialmente somente no próximo sábado (30) e segue até 20 de maio. No Estado, deverão ser vacinadas 698.212 pessoas. 

Entre os grupos prioritários estão os idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, indígenas, pessoas com co-morbidades, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

SINTOMAS - Os principais sintomas da chamada gripe A são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão. 

A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas. (Com Agência Brasil) 
 

Carregando comentarios...

Política

Banheiro de Silval vira "mina" em MT

27/04/2016 - 09:03
Meio Ambiente

Piracema maior prejudica o turismo

26/04/2016 - 06:38