Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Promotor apresenta papel do MP a estudantes e professores de Direito
Por Lygia Lima/assessoria
26/04/2016 - 13:32

Foto: Deivid Fontes

Estudantes e professores do curso de Direito em Cáceres participaram na manhã desta terça-feira (26) de uma palestra com o promotor Kledson Dyonisio de Oliveira da 4ª Promotoria Cível intitulada “O Ministério Público e a luta pelo direito de continuar a defender a sociedade”. Na oportunidade também foi apresentada a campanha #Não Passarão que foi lançada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) que visa o combate a corrupção em todas as esferas.

A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, destacou que “o combate a corrupção é um tema muito importante e que toca a todos nós brasileiros. Temos sempre que trabalhar no processo de criarmos uma cultura anticorrupção. Nós na Unemat somos parceiros desse processo e vamos trabalhar para sermos sempre transparentes, éticos e evitar que a corrupção se instale”, afirmou.

A juíza de Direito, Jozeane Ribeiro Viana Quinto, que também participou do evento, destacou que o Poder Judiciário é parceiro e endossa a campanha do Ministério Público no combate a corrupção. Ela lembrou o processo de conscientização é fundamental para mudar a própria sociedade. “Esse é um processo de autodisciplina e também de controle social. O Judiciário atua também no processo de repressão, punindo quando não se porta de acordo com as regras e legislações pertinentes”, afirma.

Para o promotor Kledson a proposta do Ministério Público com a campanha é deixar claro que os corruptos não passarão. “Queremos aproximar o MP da sociedade, mostrando as atribuições e suas funções. Estamos em um caminho de mudança, mas os primeiros passos já foram dados”, afirmou.

Com a palestra o promotor procurou demonstrar para os estudantes de direito as mudanças da aplicação da lei ao longo do tempo. Segundo ele, a atuação do Ministério Público, alcançando corruptos em todas as esferas implica em retaliações ao MP. Ele cita como exemplo de retaliação dos poderosos, a edição da PEC 37 que acabou sendo derrubada. “Mas agora outros projetos de lei vem sendo apresentados numa tentativa de retaliar a ação do Ministério Público”, disse.

De acordo com Kledson Dyonisio é fundamental que a sociedade conheça as atribuições e os papéis do Ministério Público a fim de garantir que a instituição não seja alvo de retaliação por estar agindo e atuando no combate aos corruptos.

Para conhecer a campanha da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) acesse:http://conamp.org.br/naopassarao/

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Piracema maior prejudica o turismo

26/04/2016 - 06:38