Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Taques:“Quero pavimentar fronteira com a Bolívia”
Por Diário de Cuiabá
26/04/2016 - 06:50

Foto: Andre Romeu/Vice-governadoria
 
O governador mato-grossense propôs buscar o Governo Federal e o Governo Plurinacional da Bolívia para asfaltar 315 quilômetros da fronteira
 

Ontem (25) foi o último dia da Caravana da Integração iniciada na semana passada, após o a realização da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur). 

Em ato público realizado em Oruro, o governador Pedro Taques falou sobre a importância de tirar a rodovia bioceânica do papel. 

Para Taques, além do fator comercial, a melhoria da condição humana será o principal legado. 

“Nós queremos concretizar esse sonho. A pavimentação do trecho de 315 quilômetros da fronteira da Bolívia com Mato Grosso precisa ser priorizada. San Ignacio de Velasco está em uma região turística e precisa se desenvolver”, comentou. 

Taques afirmou, ainda, que os governadores devem buscar diálogo com o Governo Federal do Brasil e o Governo Plurinacional da Bolívia para mostrar a importância da pavimentação do trecho. 

“Nós, brasileiros, temos grande esperança de que esta iniciativa se concretize, por isso estamos aqui com empresários, políticos e representantes do setor produtivo. Essa rodovia fomentará a economia dos dois lados da fronteira e vai trazer desenvolvimento, com emprego, renda, mais cultura e fomento ao turismo. Nossa luta é contra o subdesenvolvimento”, ressaltou. 

Taques lembrou também que só o departamento de Santa Cruz tem 3 milhões de habitantes, um mercado consumidor quase do tamanho de Mato Grosso. Estados vizinhos, mas distantes por fator logístico. 

O governador do Departamento Autônomo de Ururo, Victor Hugo Vasques, destacou a importância da construção do corredor bioceânico, lembrou os números da produção de grãos de Mato Grosso, avaliando que Oruro possa ser a porta de saída desta produção pelo Pacífico. 

Ao se despedir da Bolívia, o governador Pedro Taques agradeceu ao povo boliviano pelo carinho e atenção dedicados à Caravana da Integração. 

“Chegamos à capital do Departamento Autônomo de Oruro, fomos recebidos por estudantes e tivemos a oportunidade de falar com empresários. Aqui temos um porto seco que é importante para a região. Todos os empresários que nos acompanham na comitiva estão satisfeitos com as tratativas. É uma viagem cansativa, mas está valendo a pena. Seguimos agora para o Chile”, completou. 

O próximo compromisso da Caravana da Integração é uma visita técnica ao Porto de Patache, em Iquique, e visita técnica à Zona Franca da cidade, ambas hoje (26). 

A ideia de criar a Caravana da Integração foi apresentada por Taques ao governador de Santa Cruz (Bolívia), Ruben Costas Aguilera, em novembro de 2015. 

A assessoria de Assuntos Internacionais do Governo de Mato Grosso informa que o trabalho da Caravana se propõe a concretizar políticas públicas conjuntas entre os membros do bloco econômico Zicosur. (Com Assessoria). 

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Piracema maior prejudica o turismo

26/04/2016 - 06:38