A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Ação Social - SMAS, realizou nestes dias de temperatura mais baixa, frente fria que assolou a região, uma abordagem de atendimento sócio assistencial, com objetivo de minimizar a situação de frio, da população adulta em situação de rua.
O trabalho foi realizado pela equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, e coordenado pelo psicólogo André Gustavo Esteves Pereira, da equipe de medidas sócio educativas da SMAS, que distribuiu cobertores e encaminhou algumas pessoas à Casa da Passagem..
A Secretária de Ação Social Eliane Batista, explica que em dias muito frios, estas ações, que intensificam o trabalho de abordagem e atendimento à população em situação de rua, detectando pessoas vulneráveis ao clima e distribuindo agasalhos e cobertores são constantes na prefeitura.
“Quando os termômetros caem, sabemos que muitas pessoas, principalmente as que vivem em situação de rua, não tem agasalhos e sofrem com as baixas temperaturas. Por isso a intervenção da prefeitura é essencial, social e humanitária”, esclarece Eliane.
A Prefeita em Exercício Eliene Liberato Dias, observa que no inverno ou em frentes frias ocasionais, a prefeitura intensifica a vigilância nos locais com grande concentração de população em situação de rua, por meio das equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
"Estamos nos preparando para minimizar o sofrimento de pessoas que não tem agasalhos, principalmente as famílias mais carentes e moradores de rua. Faço aqui um apelo da solidariedade também, quem tiver condições abrace uma pessoa necessitada doando cobertores e roupas de frio neste inverno que se aproxima. Vamos fazer nossa parte”, observa Eliene.