Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Queimar lixo doméstico pode gerar multas e até detenção
Por Correio Cacerense
17/05/2016 - 06:08

Foto: Correio Cacerense

Um dos mais graves problemas ambientais nas cidades  é o da deposição de lixos e resíduos de seus moradores. Apesar de todas as informações disponíveis pelos meios de comunicação hoje, algumas pessoas insistem em continuar com a prática de realizar queimadas domésticas, essa atitude já está causando grande preocupação aos bombeiros em Cáceres, que  vem registrando vários focos em terrenos e quintais. 

Mato Grosso foi o Estado que mais apresentou focos de calor no ano de 2015 com registro de 9.094 casos de queimada.  Nesse contexto,  preocupado com a situação dos focos de queimadas domestica em nossa cidade que vem acontecendo nos últimos dois meses nossa reportagem foi procurada pelo novo subcomandante do Corpo de Bombeiros Ten. Paulo Felipe, onde o mesmo pede apoio e maior conscientização da população cacerense.

Paulo salientou que a obrigação do Corpo de Bombeiros é trabalhar na prevenção e fiscalização deste crime ambiental que são as queimadas. O tenente falou que a grande preocupação é com a saúde dos cacerenses principalmente crianças e idosos que tenham ou não problemas respiratórios e sofrem muito com a fumaça.  Nesse quesito pesquisas apontaram que cerca de 80% dos municípios mato-grossenses estavam com a qualidade do ar inadequada no ano passado, com limites de material particulado no ar bem acima do nível considerado permitido, e baseado nessas informações o tenente pede a população que evitem atear fogo em folhas, matos e lixos domésticos.

"É comum ver moradores ignorando a lei e queimando lixo doméstico em seus quintais e nas calçadas. A pessoa que insiste em eliminar seu lixo ou se livrar de folhas de árvores no quintal de casa, rua ou terreno baldio, por meio de queimadas, está cometendo um crime ambiental, podendo render multa ao infrator, todos nós devemos colaborar principalmente com a saúde de nossos vizinhos e respeitar o meio ambiente", destacou Paulo.

Infelizmente na maioria dos casos a população só aprende quando sofre algum tipo de penalidade, argumentou o tenente.

Segundo Paulo, outro fator preocupante é que quando entra o período proibitivo das queimadas é a época que mais se registra focos de calor, menos o ser humano respeita o meio ambiente e o seu semelhante, provocando pequenos incêndios que muitas vezes causam grandes proporções e prejuízo a fauna e a flora pantaneira.

De acordo com Paulo, que está na cidade há dois meses, ele tem presenciado e visto focos de queimada domésticos, principalmente durante o período noturno, e que as pessoas sabem que é proibido atear fogo, mas o fazem sem pensar nas consequências que essa fumaça traz para elas próprias e para o próximo.

Principalmente nesse período de estiagem onde os ventos são mais intensos e a umidade do ar cai, Paulo pede a conscientização da população nesse sentido, orientando pra que esse lixo seja armazenado em sacos e sejam coletados pelo serviço de coleta de lixo da cidade. O meio ambiente agradece e seus vizinhos com certeza também, finalizou Paulo.

 
Carregando comentarios...

Cidades

H1N1:mais de 70% Já tomaram a vacina

17/05/2016 - 05:51
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,16

16/05/2016 - 05:12