PAU DE NOVATEIRO – Por João Arruda, Jornal Cacerense
CONTRASSENSO
O prefeito Francis é uma pessoa complexa. Se por um lado o Francis Maris Cruz, empresário, preserva a natureza, alimenta os pássaros e pequenos animais, por outro, o Prefeito Francis autoriza queima de fogos e dinheiro público nas margens da baía. COM GENTE Da mesma forma, faz com as pessoas. Enquanto a pessoa do Francis doa de mão aberta ao Hospital O Bom Samaritano, APAE, Lar das Servas de Maria... o Prefeito corta o pouco recurso que a APAE recebia do município e fatura um valor astronômico do Lar das Servas de Maria.
FILANTROPO
Todos nós sabemos que o Instituto Cometa, do Francis empresário, é umas das entidades de filantropia mais respeitadas na cidade. Que a pessoa dele doa o salário de volta para a prefeitura. Porém, cercado de almas caridosas como o Júnior da água e Nelci, não podia dar em outra coisa.
APAE
A APAE de Cáceres voltou a ficar em evidência depois que Nelci de Calcutá achou por bem cortar um parco recurso, uma quirera, que a secretaria de educação passava para a instituição. Agora as crianças estão sob risco de passar fome. Só não passam, porque gente como o Francis gente faz doações.
ABELHINHA DA SORTE
As APAEs de todo o Brasil passam por dificuldades, visto que o número de doações tem caído bastante, dada a situação política do país. Ações como a Abelhinha da Sorte, patrocinadas pela APAE não são suficientes para manter. Em Cáceres são 100 crianças e adolescentes atendidas pela APAE. OLHOS FECHADOS Para todos esses excepcionais, a bondosa Secretária Nelci de Calcutá fechou os olhos, como se não existissem. Na mesma toada, o secretário Junior da água fecha os olhos para a situação de pobreza dos munícipes e lasca multa sem dó nem piedade. TEM DIREITO Quem anda direito, muitos vão dizer. Mas, sabemos que o pau que dá em Chico não dá em Francisco. Por que a equipe da eminência parda do trânsito Eduardo Espaçoso, pupilo do Júnior e quase tão bonzinho quanto a Nelci não faz blitz com bafômetro na Cel Farias, esquina com a praça da feira, nas madrugadas de show nas boates da localidade?
SUPERFATURAMENTO
Os fiscais de trânsito estão tendo um superfaturamento no salário, graças às multas aplicadas. O bom senso perdeu lugar para a remuneração própria. Sujeito que em 8 anos nunca teve uma multa, agora tem 10, uma em cima da outra. QUEM EDUCA Não vou dizer que sou a favor das multas, mas, também não cola o argumento de que a prefeitura tem que primeiro conscientizar para, depois, multar. Quem educa para o trânsito é a autoescola, se o cidadão tem CNH, sabe o que pode e não pode. Alegar que não conhece a lei deveria valer cassação da Carteira Nacional de Habilitação.
CANTEIROS
Aqui sujeito abre oficinas, guinchos, daí coloca sua frota no canteiro central da Avenida São Luiz, onde, de acordo com código de posturas, deveria ser um canteiro ornamentado com verde, com flores. Mas, afinal onde mesmo se localiza Cáceres? Ah, sim, a Oeste de Tordesilhas...
POR FALAR EM OESTE DE TORDESILHAS
No último dia 18, cerrou um mês desde a badalada visita do senhor José Pedro Gonçalves Taques a esta cidade, quando cercado de honras, pompas e circunstancias, devidamente registrada pela imprensa amestrada de Cáceres, foi lançada pela enésima vez a tal ZPE, também batizada como Zona de Promessa Eleitoral, o quá...
PATAVINA
Servidores do Instituto Federal (antiga escola agrícola), empregados da Fazenda Ressaca, ou quem mais faz essa rota, constatam que no local da ZPE há apenas um rebanho de equinos, junto a ponta de vacas leiteiras, que pasciam naquele descampado... ou seja não tem patavina nenhuma até agora...
PIOR
O deputado Leonardo Albuquerque, sabe-se lá orientado por quem, desandou a utilizar publicidade visual para comemorar a ZPE. O quá! cadê a ZPE, deputado?
PATO
Volto à situação do pato, que anda desengonçado, nem avoa e nem sabe nadar direito... Mesma coisa fica o deputado, atirando para tudo quanto é lado e “comemorando” os feitos dos outros. O NOBRE DEPUTADO COMEMORA Quem fizer uma rápida pesquisa no Google com as palavras “Leonardo” e “comemora” vai achar dezenas de notícias, onde ele “comemora” a vinda do tomógrafo trazido a Cáceres pelo Guilherme Maluf, o decreto conseguido pela bancada federal para titular assentados, e até a própria ZPE. POLICLINICA DO PLANALTO Curiosamente, pesquisando o que ele já fez, temos algumas importantes atuações, como a reabertura da Policlínica do Planalto (em Cuiabá), o reconhecimento da Dança do Curussé como patrimônio histórico (Porto Esperidião) e em Cáceres... bem, acho que o que o cacerense precisa é de show, mesmo
PICINHA
Depois de quase abafado o caso do Agente Picinha, eis que o burburinho volta a ocupar os assuntos da cidade, com o povo querendo saber quem foi chamado a depor, por ter compartilhado os vídeos.
EDITAL
Se a polícia, advogados, família das “vítimas” quiserem que todos os que viram ou repassaram os vídeos sejam ouvidos, melhor intimar a cidade por edital inominado. É mais fácil!