Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Tocha Olímpica chega na próxima semana em Mato Grosso
Por Joanice de Deus
16/06/2016 - 14:51

Foto: arquivo

Depois de passar por mais de 60 cidades brasileiras, a Tocha Olímpica dos jogos “Rio 2016” chegará a Mato Grosso no dia 23 de junho. Em Cuiabá e Várzea Grande, os cerca de 800 mil habitantes já vivem a expectativa da chegada da chama olímpica. 

No Estado, a Tocha Olímpica começa a sua trajetória pelo Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, a partir das 10 horas. De lá, dez condutores várzea-grandenses conduzirão o fogo olímpico por um percurso de dois quilômetros, passando pelas Avenidas Filinto Müller e Couto Magalhães, até as proximidades do Banco Bradesco, na região central. 

No trecho várzea-grandense, entre os atletas que farão o revezamento estão Nasser Untar Pereira (futebol), João Cesar Neto (futebol), Carlos Henrique Pedroso (futebol), Andreza Silva Benevides (futsal), Daniel Portela Santos (jiu-jitsu) e Emilly Renata de Oliveira Leite (karatê). 

Na capital, conforme o diretor municipal de Esportes, Luiz Artur de Oliveira, o revezamento será feito por 136 pessoas, entre atletas, dirigentes de federação e personalidades cuiabanas. Do total, 10 foram indicadas pelo município e pelo Governo do Estado. Alegando questões de segurança, segundo ele, os nomes só são confirmados, inclusive pelo Comitê Olímpico, cerca de 48 horas antes do evento. 

Conforme Oliveira, na capital o percurso de 23 quilômetros começará a ser feito a partir das 14 horas, com saída do Comando Geral da Polícia Militar (PM), que fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como CPA. De lá, haverá paradas em alguns locais, como Praça das Bandeiras, pontos turísticos e igrejas. 

Além da Avenida do CPA, o revezamento passará por vias como a Getúlio Vargas, Filinto Muller e Miguel Sutil até chegar, por volta das 19 horas, à Arena Pantanal, no Verdão. No local, está previsto um show de encerramento e será acendida a Pira Olímpica. 

Na Arena será finalizado o percurso no primeiro dia da passagem da tocha pelo Estado. No dia seguinte, ela segue para outros três municípios mato-grossenses, sendo eles, Nobres, Poconé e Chapada dos Guimarães. Após deixar o solo mato-grossense, o revezamento continua pelo vizinho Estado de Mato Grosso Sul (MS). 

De acordo com os organizadores, a tocha é um símbolo fundamental do movimento olímpico e representa seus ideais. A jornada começou em maio, em Atenas, na Grécia, onde a chama foi acesa. De lá, a peça veio direto para o Brasil em um avião. Chegando a Brasília, começou o revezamento que dura cerca de 90 dias, percorrendo aproximadamente 329 municípios até chegar ao Rio de Janeiro (RJ), em agosto próximo, para a cerimônia de abertura dos jogos. 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,16

16/06/2016 - 14:27
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,15

15/06/2016 - 10:39