Agentes prisionais iniciaram greve
Por Diário de Cuiabá
25/08/2012 - 14:30
Os servidores do sistema penitenciário do Estado deflagraram greve ontem. Eles reivindicam o aumento do efetivo e reajuste salarial de 50%, até 2014.
Segundo o presidente do sindicato que representa a categoria, João Batista Pereira de Souza, o principal motivo é a falta de segurança das unidades prisionais.
“Além do aumento da população carcerária, o perfil dos presos está mudando. São criminosos mais agressivos, grandes quadrilhas do crime organizado. Precisamos de um efetivo maior, que se adapte a essas mudanças”, avalia.
Para o sindicalista, a fuga de 35 presos da Penitenciária Central do Estado (PCE) no início da semana é uma prova da fragilidade que o sistema enfrenta atualmente. Os detentos escaparam por um buraco aberto com uma explosão.
Souza afirma que o sindicato vem negociando com o Governo há algum tempo, mas não obteve resposta positiva. “Na verdade eles já descumpriram um acordo anterior para que o efetivo fosse aumentado”, acusa.
Com a paralisação serão mantidos apenas os serviços essenciais como a alimentação dos detentos e o cumprimento de decisões judiciais.