Duas bolivianas e um boliviano foram presos nesta quinta-feira (28) com R$ 54 mil ao tentarem atravessar a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Segundo o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), os três bolivianos tentavam pegar um táxi na região de Corixa, a 90 km de Cáceres, município distante 220 km de Cuiabá. Eles acabaram presos por crime de evasão de divisas.
De acordo com o coordenador do Gefron, tenente-coronel Jonildo José de Assis, parte do dinheiro estava escondido na bagagem dos bolivianos. Outras notas estavam escondidas nos corpos dos suspeitos, enroladas na cintura ou dentro de calçados. A abordagem ocorreu perto da barreira sanitária Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).
“Se trata de uma ocorrência de evasão de divisas. Eles estavam com uma quantia alta e não souberam explicar a origem. Os três tentavam sair do país e ir até a Bolívia. Provavelmente o dinheiro seria usado para compra de drogas no outro país”, disse Assis aoG1.
Os três teriam ido de carro até a região da fronteira, onde tentariam embarcar em táxi e seguir a viagem para a Bolívia. O homem tem 27 anos. As duas bolivianas têm 28 e 29 anos, conforme o Gefron. O valor total apreendido com os três bolivianos é de R$54.970 mil. Os suspeitos não explicaram a origem do dinheiro nem o que fariam na Bolívia.
O dinheiro e os três bolivianos foram encaminhados para a Polícia Federal de Cáceres.