"Fé que nos mostra o Caminho da Santidade" com esse lema a Diocese de Cáceres ultima os preparativos para a grande festa católica que comemora o dia do padroeiro da cdade de São Luiz de Cáceres.
Serão dez dias de festa, incluindo-se no calendário religioso, o início da novena no dia 16, terça-feira próxima e prosseguindo até o dia 25 com a grandiosa festa social. A novena acontece na Catedral no horário das 18h 30 de segunda a sexta-feira e as 19 h no sábado e domingo.
A tradicional carreata com a santa Imagem de São Luis, marca a abertura das comemorações no dia 16. A concentração será no Trevo da cidade as 17 horas, com chegada na Catedral, onde acontecerá a Missa solene com benção especial aos meio de transporte.
Na quarta-feira, 17, durante o 2º Dia da Novena – São Luiz de França, será lembrado da peregrinação do Ícone da Sagrada Família, em preparação ao 15º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, com bênção especial às Famílias. No terceiro dia da novena será ministrado a benção especial aos objetos de devoção. No 4º dia será lembrado São Luis e a Igreja Peregrina - Jubileu 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, onde será dada a benção especial aos membros do Apostolado da Oração e da Irmandade de São Luiz.
Dando prosseguimento a novena no 5º dia (sábado) será dada a benção aos membros do Apostolado do Oratório.
Dia 21(domingo): 6º Dia – São Luiz de França, devoto do Imaculado Coração de Jesus. Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, será ministrada a bênção especial aos Jovens. Na segunda-feira, 22, a benção será para os idosos, enfermos, portadores de necessidades especiais e aos profissionais da saúde.
O 8º dia da novena a benção aos catequistas, educadores e catequizandos. O último dia da novena a benção especial será dada aos coroinhas/leitores, acólitos, MECE, consagrados (as), religiosos (as) e seminaristas.
Marcando o encerramento da festa, no dia do padroeiro, 25 de agosto, acontece as 6 horas a alvorada festiva, Ofício Divino e Café partilhado. Ao meio dia o almoço no Centro Paroquial São Francisco e as 18 horas Procissão luminosa com início na Praça da PM na Avenida Sete de Setembro.
O Bispo Dom Vilar, padres e coordenadores da festa, convidam a família católica a se fazer presente na novena, carreata, procissão, missas e festa social.
Sobre São Luiz de França
São Luiz IX, rei e patrono de França, cuja vastidão de seus empreendimentos e a diversidade de aspectos da sua vida inspiraram um famoso escritor francês a afirmar que nele "não se sabe o que mais admirar, se os atos do cavaleiro, do religioso, do patriarca, do rei ou do homem".
Nascido em pleno século XIII, coube a ele governar um dos principais reinos da Europa em circunstâncias bem diferentes das atuais. Naquele tempo fazia parte dos encargos do Soberano, por exemplo, conduzir o exército para a guerra e lutar pessoalmente à frente de suas tropas. Teria sido incompreensível, como afirma Daniel-Rops, que um rei tão poderoso não tomasse parte no empreendimento das Cruzadas. Entretanto, acrescenta o historiador francês, "ao fazê-lo, devolveu-lhes a dignidade, a pureza de intenção e de comportamento que há tempos havia perdido".
Ele pode ser considerado, antes de tudo, um homem que queria viver sob o olhar de Deus. Raramente se viu pessoa tão compenetrada de pertencer mais ao Céu que à Terra. Ao ponto de Joinville, seu fiel amigo ebiógrafo, resumir assim a sua vida: "Este santo homem amou a Deus de todo o seu coração, e O tomou como modelo em suas obras".