É setembro. É primavera. Casas, ruas, praças e cidades inteiras ficam floridas e bem mais coloridas. O cultivo de flores é lazer para alguns e fonte de renda para outros. Para os interessados em aprender mais sobre o assunto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR) oferece treinamento de jardinagem na modalidade presencial ou em Ensino a Distância (EAD).
O SENAR-AR oferece três treinamentos para qualificar e capacitar profissionais para esta área.Todos no sistema EaD (http://ead.senar.org.br/). Um deles é o de sistemas produtivos e manejos culturais na floricultura. Este curso tem duração de 20 horas e o participante tem a oportunidade de ver como se produz e se faz o manejo de flores e plantas ornamentais.
Já o treinamento de produção de flores de corte, de vaso e plantas ornamentais oferece ao participante o entendimento sobre os sistemas de produção destas plantas. Pelo sistema EaD, os interessados também podem fazer o treinamento sobre legislação, planejamento e mercado de flores. O conteúdo inclui assuntos diversos e temas relacionados a esta área.
Neste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais realizou 10 treinamentos na área de cultivo de flores. Ainda para este ano, está previsto a realização de mais seis turmas. Neste mês de setembro estão programados eventos para os municípios de Nova Guarita, Ribeirão Cascalheira e Nossa Senhora do Livramento.
Um dos objetivos do treinamento de Jardinagem ofertado pelo SENAR-MT é classificar as plantas, por meio de conceitos. O instrutor mostra como preparar substratos, utilizando misturas químicas e orgânicas. O conteúdo inclui técnicas de plantio, formação de covas, observando melhor o desenvolvimento das plantas.
Mas o SENAR-MT também oferece treinamentos presenciais. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de seu município para verificar se há cursos desta área previstos e se há vagas ou o site http://ead.senar.org.br/.