“Janaína 77, o motivo é você”. Com esse slogan começa hoje a campanha de Janaína Santos para prefeita de Cáceres, pela Frente Popular (Solidariedade, PC do B, PT e PV). O vice é o corretor Omar Veggi.Janaína é do Solidariedade, e Omar Veggi, do PC do B.
Janaína entra no lugar do marido, o vereador Félix Alvares, o doutor Félix (Solidariedade), que recuou da candidatura. Félix admite que sua candidatura dificilmente será deferida em razão do processo aberto pela prefeitura, consumando em sua demissão como servidor do cargo de médico, após ser alvo de Processo Administrativo Disciplinar (PAD). O MP Eleitoral pediu o indeferimento do registro de candidatura por ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. “Conhecemos a lei. Poderíamos protelar até o TSE, mas isso prejudicaria a chapa proporcional”, avaliou Félix.
O pedido da nova chapa foi registrado no Cartório Eleitoral de Cáceres ontem,7, no final da tarde.
Janaína Santos é enfermeira e está afastada da profissão há seis meses. A Legislação Eleitoral determina ao servidor que pretende disputar cargo majoritário que se desincompatibilize quatro meses antes da eleição.
Segundo Félix, a aceitação do nome de Janaína foi muito boa dentro da Frente: “teremos uma mulher encabeçando uma chapa. Como esposo, companheiro e político, posso garantir que Janaína é uma pessoa preparada e articulada, que sempre acompanhou meu trabalho como vereador.” Com a candidatura oficializada, Janaína passa a ser a única mulher a concorrer à prefeitura de Cáceres. Os outros candidatos são Francis Maris Cruz, que tenta a reeleição, e o professor Adriano Silva. Ambos tem mulheres como candidatas a vice, Eliene Liberato Dias e professora Edinha, respectivamente.