Para capacitar mulheres na gestão de negócios agropecuários com enfoque em empreendedorismo e liderança, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT), formatou o programa "Mulheres Empreendedoras Rurais". As seis primeiras turmas terão início no mês de outubro nos municípios de Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Água Boa, Terra Nova do Norte e Campo Novo do Parecis.
A ideia do programa surgiu após a instituição de ensino perceber o crescimento na participação das mulheres nos programas Academia de Liderança e Sucessão Familiar. Tem crescido também a participação delas na liderança dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Dos 90 sindicatos do Estado, atualmente quatro são presididos por mulheres e nas últimas gestões mais três ocuparam essa função.
"Entre 2011 e 2014 cresceu 20% o número de mulheres que participaram da Academia de Liderança e entre 2012 e 2015 e subiu 109% a participação delas no Sucessão Familiar", destaca a analista de Projetos Técnicos do SENAR-MT, Juliana Mardegan Ferreira.
Um exemplo de mulher empreendedora rural é a presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Giovana Velke. Filha de produtor rural, a jovem de 33 anos é a mais velha das três irmãs e já ingressou nos negócios da família. Formada e pós-graduada em administração, hoje ela é a responsável pela gestão financeira e pessoal da propriedade da família que produz soja, milho, milho pipoca, girassol e crotalária.
Giovana não é a única mulher na diretoria do sindicato, ela levou consigo mais seis mulheres. "Nosso sindicato é o mais feminino de Mato Grosso. Pretendemos durante a nossa gestão mostrar para as mulheres o quanto elas são essenciais para o fortalecimento da classe produtora e do sistema sindical".
Informações - O programa é totalmente gratuito e destinado a mulheres acima de 16 anos, com escolaridade mínima do 5° ano do ensino fundamental. São 20 vagas por turma e cinco módulos de oito horas cada, totalizando 40 horas: empreendedorismo e diagnóstico da propriedade; gestão financeira; planejamento do negócio e legislação e liderança. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município para saber se há turmas e vagas abertas.